Skip to main content

Dormir bem: como conseguir através da alimentação?

Uma alimentação nutricionalmente desequilibrada pode interferir negativamente no sono, seja dificultando o início dele ou mesmo deixando a pessoa com o sono mais leve ou mais sujeita a acordar durante a madrugada. Por outro lado, pessoas que dormem pouco podem ter mais propensão ao ganho de peso ou a escolhas alimentares desequilibradas.

Estudos recentes associaram a ingestão de fibras com uma melhora qualidade e quantidade do sono. Uma dieta rica em prebióticos pode ajudá-lo a dormir bem, apoiar a microbiota intestinal e promover saúde psicológica e boa função cerebral. Prebióticos são fibras dietéticas encontradas naturalmente em alimentos como chicória, alcachofras, alho cru, alho-poró e cebola.

Os alimentos ricos em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, podem também auxiliar a trazer uma sensação de bem estar, em função da maior liberação desse neurotransmissor no cérebro.  São eles: laticínios, leguminosas, carnes, peixes e ovos.

Diversas pesquisas têm mostrado associações entre a ingestão de macronutrientes e o sono, mas ainda sem muita consistência. Carboidratos, particularmente com alto índice glicêmico foram associados com início mais rápido do sono em homens jovens saudáveis, mas foi associado com aumento de despertares durante a noite  em crianças. A baixa ingestão de proteína mostrou estar associada com dificuldade em iniciar o sono, mas alta ingestão de proteína foi associada à dificuldade em manter o sono em trabalhadores japoneses de meia-idade.

Uma refeição gordurosa foi associada com piora da apnéia em pessoas com excesso de peso.

Um estudo mais recente encontrou associação entre uma dieta rica em gorduras saturadas e pobre em fibras com sono mais leve e mais despertares durante a noite em jovens adultos.

Alimentos com efeito estimulante, como por exemplo os ricos em cafeína, para as pessoas sensíveis, devem ser evitados.

Gostou das dicas que a clínica de nutrição DietNet passou pra nós? Então lembre-se de manter uma dieta balanceada e bastante rica em fibras para que seu sono esteja sempre 100%. Acha isso muito difícil? Então deixa que a OneMarket cuida disso pra você! O nosso clube de assinatura SugarFree Box possui todos os produtos completamente livres de açúcar e ricos em fibras. Gostou? Então acesse o site e faça sua assinatura!

Comentários

Comentário