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5 benefícios da chia para a saúde

Os benefícios da chia têm sido cada vez mais destacados entre as pessoas que procuram levar uma vida saudável. Hoje a semente ancestral faz sucesso por reunir excelentes propriedades nutricionais em pequenas porções, além de ser adequada àqueles que apresentam restrições ou perfis alimentares específicos, como intolerantes à lactose, no primeiro caso, e vegetarianos e veganos, no segundo.

É considerada um “superalimento” por nutricionistas e por quem tem interesse em uma alimentação funcional.

Continue lendo o texto a seguir e saiba por que incluí-la em sua rotina.

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O que é a chia?

A chia é uma semente originária de países da América Central, como Guatemala, México e Colômbia. Muito utilizada por civilizações antigas, era reconhecida por ser uma ótima opção para dar energia ao longo do dia, especialmente quando adicionada à água, com a qual forma uma mistura rica em densidade nutritiva, o gel de chia.

Pequena e de cor escura, apresenta sabor bastante neutro, o que a torna uma excelente opção para enriquecer quaisquer receitas: doces, salgadas, sólidas e líquidas. Dá para adicioná-la à salada, ao suco matinal, a um mousse sem açúcar. Basta usar a criatividade!

Afinal, se falta um sabor pronunciado, o que há de sobra na semente são seus nutrientes. Não à toa, ela conta com fibras, proteínas e, o principal de todos eles, ômega-3, gordura poli-insaturada essencial para a saúde.

Em se tratando de micronutrientes e minerais, a chia é rica em antioxidantes, selênio e zinco. Esses elementos são capazes de melhorar diversas funções do organismo e manter afastadas doenças como diabetes e colesterol alto.

Quais são os benefícios da chia na alimentação?

Agora que você já conhece a semente, saiba quais são suas maiores vantagens!

1. Reforça o sistema imunológico e é abundante em nutrientes

As proteínas, os minerais e o ômega-3 presentes na chia reforçam o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo você de gripes e resfriados. Infecções e inflamações também podem ser bloqueadas ou amenizadas com uma alimentação rica em chia, somada a outras boas fontes de fibra alimentar.

Conheça, a seguir, nutrientes que dão grandeza à composição dessa pequena semente:

Cálcio

Para quem é intolerante à lactose ou vegano, a semente entra como opção de fonte de cálcio, semelhante ao gergelim, com grande potencial de absorção pelo corpo.

Com aproximadamente 25 gramas de chia, é possível suprir mais de 20% de nossas necessidades diárias de cálcio, o que substitui, sem prejuízos, um copo de leite ou um pedaço de queijo.

Ferro

Quem tem uma dieta pobre em ferro pode recorrer à chia. Uma excelente alternativa para aumentar a absorção do nutriente é combinar o superalimento com fontes de vitamina C, como laranja e limão.

Ao lado do ômega-3, a vitamina desempenha excelente função na fixação férrica, especialmente para aqueles que torcem o nariz a outras fontes, como vegetais verde-escuros e leguminosas.

Magnésio

Garantir o bom funcionamento do cérebro, regular o funcionamento do sistema nervoso e atuar na síntese proteica são algumas das atribuições importantes do magnésio. Para atingir seu aporte diário, vale investir na chia.

2. Controla a diabetes

As fibras da semente, como também acontece com a linhaça, são ótimas para ajudar a digestão e impedem que carboidratos e outros alimentos que são fontes de glicose sejam absorvidos de forma rápida pelo organismo.

Com isso, os níveis de glicose no sangue são equilibrados, logo, para quem tem diabetes ou já é pré-diabético, a chia ajuda no controle da doença. E, claro, quem não tem o distúrbio pode contar com esses benefícios e se prevenir de quaisquer problemas ao usá-la continuamente.

3. Ajuda em um processo de emagrecimento saudável

As mesmas fibras que auxiliam no controle de doenças também fazem o papel de emagrecedoras. A chia pode saciar a fome rapidamente se consumida em meio a outros alimentos, com o adendo de não ter açúcar em sua composição.

Classificada como fibra solúvel, auxilia na manutenção das funções corporais e melhora o processo digestivo, o que evita sintomas como azia e refluxo, aumentando a saciedade e o bem-estar após a refeição.

Além do mais, a semente é uma fonte de energia para a prática de exercícios físicos. Dá para aproveitar sua capacidade de colaborar a favor da perda de gordura corporal com saúde e ainda ter força para treinar bem!

Em se tratando do assunto, o alimento também tem boa quantidade de proteínas a cada porção, essenciais para a manutenção de massa muscular. Impossível não se maravilhar com tantos benefícios, certo?

4. Melhora a textura da pele

Entre os benefícios da chia, seus antioxidantes, representados pelo ácido clorogênico e pelo ácido cafeico, atuam no combate aos radicais livres, substâncias que o próprio corpo produz, mas que geram oxidação das células.

A ação dos antioxidantes ajuda a melhorar os tecidos do organismo e atua na qualidade da pele. Somada a bons hábitos de hidratação e a uma alimentação equilibrada, é possível notar os avanços após pouco tempo de inclusão do alimento na dieta. Essas práticas, adotadas em conjunto, são fortes aliadas na prevenção do envelhecimento celular.

5. Reduz o colesterol ruim (LDL)

O ômega-3 tem a capacidade quase milagrosa de diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar as taxas do colesterol bom (HDL). Esse tipo de gordura, afinal, é dotada da propriedade de diminuir a formação de coágulos no sangue, além de regular a pressão dos vasos sanguíneos, o que evita um quadro hipertenso.

Por esse motivo, são privilegiadas a saúde do coração, dos pulmões e, principalmente, da pressão arterial, já que a circulação é melhorada.

A chia, como falamos anteriormente, pode ser consumida de várias formas, o que facilita sua aceitação. Mais encontrada in natura, especialmente em lojas e sites especializados que vendem produtos a granel, ela pode ser ingerida pura e, além das opções citadas, em iogurtes com frutas e mel ou misturada à granola em tortas e bolos.

Aos vegetarianos estritos e veganos, a chia funciona como substituta do ovo para dar liga às massas de suas receitas. Nesses casos, frequentemente ela é hidratada antes para que o gel possa ser aproveitado e incorporado às preparações.

O principal motivo da versatilidade da semente na cozinha é o fato de que ela não altera o sabor dos alimentos, então, pode ser adicionada a suas receitas da rotina sem preocupação!

Agora que você já sabe todos esses benefícios da chia, que tal inseri-la na sua dieta? Opções para consumo não faltam e tampouco motivos para confiar em seu potencial, não é mesmo?

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