Fechar

Veja o que é e como fazer receitas de araruta

Quando se pensa em quitutes caseiros, principalmente em cidades do interior do Brasil, é comum que venham à mente a receitas de araruta. Sequilho e bolo são exemplos de delícias preparadas com essa fécula, a qual muitas vezes, por sua textura, é confundida com o polvilho de mandioca.

Neste post explicamos mais sobre esse alimento e trazemos, ainda, receitas deliciosas feitas a partir dele. Não perca essa!

Conheça mais sobre a araruta!

A araruta é uma planta medicinal de cujo rizoma (caule que cresce sob a terra) é feita uma fécula, uma espécie de farinha bem fina e muito branca. Considerada atualmente uma planta alimentícia não convencional (PANC), ela já foi muito mais usada antigamente, mas foi sendo substituída gradualmente pelo polvilho e outros amidos em virtude de seu cultivo mais difícil.

No entanto, por ser de fácil digestão e livre de glúten — além de apresentar propriedades anti-inflamatórias e de regulação intestinal —, a araruta está voltando a ser utilizada, justamente por essas propriedades. Há até quem extraia a fécula artesanalmente, depois de cultivar a planta por até oito meses.

No entanto, em lojas que comercializam produtos para uma alimentação mais saudável, é possível encontrar a araruta para utilizar nas mais variadas receitas.

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Escolha a sua receita de araruta

Uma espiada no caderno de receitas da vovó renderia pratos de dar água na boca! Mas, como nem sempre isso é possível, selecionamos para você 2 receitas que levam esse ingrediente tão especial. Acompanhe!

Sequilho de araruta

Ingredientes:

  • ½ quilo de araruta;
  • ½ xícara (chá) de manteiga;
  • ¾ xícara (chá) de açúcar;
  • ½ coco;
  • 2 ovos;
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo.

Modo de preparo

Primeiro, é preciso ralar o coco ou triturá-lo no processador. Uma dica para quebrar o coco, caso tenha comprado o seu inteiro, é aquecê-lo por 20 minutos no forno a 220°C. Ele vai rachar, então, com um martelo, você consegue terminar de quebrar a casca mais dura. Com uma faca é possível soltar a polpa, faltando ainda retirar aquela casca que fica mais aderida.

Por mais que seja trabalhoso, o coco in natura vai dar outro sabor à sua receita de araruta. Mas nada impede que você conte com a praticidade do coco comprado já ralado. Então, misture todos os ingredientes. O resultado será uma massa quebradiça, mas moldável.

Utilize uma colher de chá para medir as bolinhas, arredonde-as com as mãos e, depois de assentá-las na forma untada com manteiga, pressione-as levemente com um garfo. Isso vai dar aquela aparência inconfundível do sequilho caseiro!

Asse os biscoitinhos em forno pré-aquecido a 180°C por 15 a 20 minutos. O ponto certo é quando estiverem firmes, pois não devem dourar muito. Combinam muito bem com um café passado na hora ou um bom chá.

Bolo de araruta

Ingredientes:

  • 6 gemas;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • ½ xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente;
  • 300 gramas de araruta;
  • 2 xícaras (chá) de coco fresco ralado fino;
  • 1 colher (sobremesa) de canela em pó;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

Em uma batedeira, junte as gemas e o açúcar e bata até virar um creme claro. Junte, então, o restante dos ingredientes e bata até que a mistura fique homogênea.

Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e araruta e asse em forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 35 minutos. Além de ser livre de glúten, esse bolo é irresistível! Fica macio por dentro, mas com uma crosta por cima, o que resulta em uma textura maravilhosa!

E então? Pronto para experimentar uma receita de araruta e aproveitar os benefícios desse ingrediente? Sem dúvida, essa é uma escolha que, além de deliciosa, será muito saudável para você!

E que tal se informar mais sobre alimentação, garantindo mais saúde e bem-estar? Leia nosso artigo sobre espessantes e conheça um pouco desse ingrediente que aparece em vários alimentos que compramos prontos!

Comentários

Comentário

Fechar