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Conheça os 4 benefícios do trigo sarraceno para a saúde

Você já ouviu falar sobre o trigo sarraceno? Essa planta é muito popular em algumas gastronomias típicas, como a russa ou judaica, mas infelizmente, esse ingrediente ainda é pouco conhecido do grande público e por isso, é comum que muitas pessoas ainda não o conheçam.

Também conhecido como trigo-mourisco ou sobá, o trigo sarraceno é uma ótima fonte de nutrientes variados e pode ser incluso na dieta de pessoas que têm problema com o glúten, já que ele não têm nenhuma relação com o trigo comum ao que estamos habituados. Além disso, pode ser tranquilamente consumido por veganos, intolerantes à lactose, diabéticos, além de vários outros grupos com restrições alimentares.

Ficou interessado em descobrir mais sobre esse poderosíssimo vegetal e conferir as suas vantagens? Continue a leitura e descubra quatro benefícios que o consumo do trigo sarraceno traz para a nossa saúde, além de descobrir como podemos consumi-lo em nosso dia a dia. Boa leitura!

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O que é o trigo sarraceno?

Apesar de sua aparência, o trigo sarraceno não é um cereal e ele também não está relacionado ao trigo que estamos habituados a ter em nossa mesa. Ele é, na verdade, uma semente (assim como a linhaça, por exemplo) de origem asiática.

Rico em amido (que controla a glicose) e em vários nutrientes, essa semente é uma ótima opção de alimento para trazer mais nutrição e variedade para o dia a dia de qualquer indivíduo, especialmente aqueles que não podem consumir glúten e outros ingredientes e substâncias, seja por problemas de saúde ou filosofia de vida.

Como podemos incluir essa semente em nossa dieta?

Há várias formas possíveis de consumir o trigo sarraceno e incluí-lo em nossa dieta. A primeira e mais tradicional delas, é cozinhando as sementes, de modo semelhante ao que fazemos com o arroz. Ela pode ser, então, consumida como um belo acompanhamento e ajudar na composição de um prato completo.

Outra alternativa é germinar as sementes, uma prática que faz com que os nutrientes fiquem ainda mais biodisponíveis. As sementes germinadas podem ser consumidas em saladas ou sozinhas, produzindo um belo lanche saudável.

Essas sementinhas também podem ser consumidas cruas, em saladas ou até mesmo com iogurtes, smoothies ou no preparo de biscoitos, trazendo crocancia e muita nutrição para as receitas mais simples. Além disso, elas podem estar disponíveis em forma de farinha, sendo utilizado na composição de massas, bolos e pães.

Quais são os seus principais benefícios para a saúde?

Agora que já sabemos como é possível incluir esse ingrediente em nossa dieta, que tal conhecermos os seus principais benefícios para a saúde? Confira a seguir!

1. Melhora a digestão

A grande quantidade de fibras alimentares presentes nessa semente auxilia no funcionamento adequado do sistema digestivo, evitando a constipação e melhorando a digestão de maneira completa.

2. Auxilia na saúde do coração

Por ser riquíssimo em vitaminas, minerais e antioxidantes, o trigo sarraceno é um poderoso aliado na luta contra os altos níveis de colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim) na corrente sanguínea.

3. É rico em antioxidantes

Os antioxidantes são compostos que auxiliam no processo de desintoxicação de nosso organismo, combatendo os radicais livres, que são conhecidos por causar mutações em nossas células e aumentar o risco do surgimento do câncer.

4. Contribui no processo de emagrecimento

Por ser rica em fibras e repleta de nutrientes, essa semente pode ser uma boa ajuda para quem quer perder peso. Isso ocorre graças à sensação de saciedade obtida após o seu consumo, quando o corpo se sente satisfeito e a fome reduz consideravelmente.

Gostou de conhecer mais sobre o trigo sarraceno? Como foi visto, esse vegetal é extremamente nutritivo, cheio de proteínas e pode ajudar os mais variados grupos com restrições alimentares a conseguirem todos os nutrientes necessários para manter a saúde sempre em dia. O que você está esperando? Inclua esse ingrediente em sua rotina o quanto antes!

É bom lembrar que o trigo sarraceno não é a única opção de ingrediente sem glúten para a sua receita. Confira outras opções de substituição para a farinha de trigo e saiba como manter uma dieta livre dessa proteína!

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