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Conheça os 3 tipos de quinoa e como consumi-los

Alguns alimentos são tão completos e saudáveis que passam a aparecer muito nos pratos das pessoas. Cada vez mais utilizada em complementos de refeições ou até mesmo como substituta de alimentos comuns do dia a dia, três tipos de quinoa tem feito sucesso nas dietas.

Originária da região dos Andes e considerada o “grão de ouro”, a quinoa é um superalimento com altos níveis de proteína, ferro, magnésio, vitaminas, antioxidantes. Para completar, ainda é livre de glúten.

Mas você sabia que existem diversos tipos de quinoa? Assim como outros grãos, ela apresenta variedades em suas cores, havendo pequenas diferenças. Leia nosso post e fique por dentro do tema!

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1. Quinoa branca

O grão branco é dos tipos de quinoa mais conhecidos e presentes nos estabelecimentos. A quinoa branca tem sabor mais sutil, com menos calorias. Essa coloração possui bastante fibra, o que aumenta a saúde do sistema digestivo, mantém o controle dos níveis de açúcar no sangue e dá sensação de saciedade.

Além disso, é rica em proteínas, vitaminas e minerais e têm menos carboidratos. Como seu sabor e sua textura são leves, a quinoa branca serve como ótima base para saladas ou substituta de arroz.

Pode-se ainda incluir grãos inteiros no cardápio, como no café da manhã, com frutas, iogurtes e leite, ou acrescentá-los em sucos ou vitaminas, enriquecendo essas preparações.

2. Quinoa vermelha

A quinoa vermelha figura como outra variação, e apresenta propriedades parecidas com o grão branco. Ela é baixa em calorias e altamente nutritiva.

Dos três tipos, é o que contém menos gorduras. Até mesmo por isso, costuma ser indicada para atletas e praticantes de atividades físicas, levando em consideração também que suas propriedades dão energia, resistência e força.

O grão vermelho demora um pouco mais para ser cozido e se caracteriza por um sabor mais forte do que o branco, encaixando bem com saladas e frutas, por exemplo.

3. Quinoa preta

A quinoa preta consiste em uma espécie que surgiu com o cruzamento de sementes de quinoa e espinafre. O grão híbrido tem as mesmas características poderosas dos dois tipos de quinoa já citados.

O que se destaca nessa variação é a presença do lítio, ajudando a diminuir o estresse e os sintomas da depressão. Ela também conta com muitas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.

Além disso, o grão preto requer mais tempo de cozimento e tem sabor terroso. Ele pode ser adicionado em bebidas, sopas, pães e pratos com aveia.

Os três tipos de quinoa disponibilizam várias propriedades e enriquecem a alimentação das pessoas. Independentemente da cor, o grão tem ácidos graxos ômega 3 e 6 e baixo índice glicêmico, podendo ser consumido por diabéticos e indivíduos que buscam emagrecer.

Seja qual for a escolha, é importante lavar bem os grãos para minimizar o gosto amargo. Lembre-se ainda de sempre colocar o dobro de água para cada xícara de quinoa preparada. Por fim, tire o excesso do líquido mesmo depois do fim do cozimento e deixe a quinoa descansar para ficar mais macia.

Já conhecia os três tipos de quinoa? Costuma adicionar algum deles em seu cardápio? Agora que sabe mais sobre o grão, considere colocá-lo em sua dieta e contribuir para sua saúde!

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