Fechar

Conheça os exames para detectar a doença celíaca

A doença de intolerância ao glúten se manifesta por diversos sintomas — mas apenas a constatação deles não é suficiente para a confirmação do distúrbio. Por isso, uma série de exames para doença celíaca deve ser feita para que o diagnóstico seja preciso.

Continue a leitura e conheça os exames para detectar essa doença, além de alguns sintomas e explicações sobre o problema!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é a doença celíaca?

A doença celíaca é um distúrbio autoimune que ataca as células do intestino e o impede de absorver nutrientes. A substância que provoca o problema é o glúten, uma proteína presente no trigo, no malte, na cevada, no centeio e em alimentos derivados deles.

Razões hereditárias, genéticas e de associação com outras doenças estão entre as causas do problema. A partir do diagnóstico positivo para a doença, a pessoa deve excluir totalmente o consumo de alimentos com o glúten, a fim de evitar complicações graves.

Sintomas da doença

A manifestação da doença acontece em vários estágios do problema e pode ser confundida com outras enfermidades. Entre os indícios da doença celíaca estão perda de peso, diarreias, dores abdominais, fraqueza e anemia.

Quais os exames para doença celíaca?

A seguir, apresentaremos os principais exames para detectar a doença celíaca.

Exame de sangue (transglutaminase IgA)

Esse teste constata anticorpos antiendomísios de classe IgA no sangue do paciente. Esses anticorpos surgem no sangue de celíacos após a ingestão de alimentos com glúten.

Apesar de esse ser um dos primeiros testes para o diagnóstico da doença celíaca, ele não deve ser feito isoladamente, pois apresenta menos eficácia em relação aos outros exames.

Teste genético

Esse exame evidencia os fatores genéticos do problema por meio da análise de mutações associadas ao DNA. Quando há mudanças nos genes HLA-DQ2 e HLA-DQ8, comprovam-se fatores relevantes para o quadro positivo de doença celíaca.

Já quando o resultado é negativo nesse exame, as possibilidades de a pessoa ter intolerância ao glúten são descartadas, pois ele é um teste mais incisivo.

Biópsia

A biópsia do intestino delgado retira uma amostra do órgão — por meio de uma endoscopia — que é levada à análise laboratorial para verificar se há danos no aparelho digestivo.

Caso seja constatada a lesão nas células do intestino, o diagnóstico será positivo para a doença. Esse exame é mais eficaz no diagnóstico em relação aos outros. Então, para a confirmação exata do problema, ele deverá ser pedido pelo médico responsável.

A doença celíaca oferece graves problemas de saúde quando não tratada de forma correta. Saber quais são os indícios desse contratempo e ir ao médico pedir exames que comprovem a enfermidade são os melhores caminhos para evitar maiores riscos.

Conviver com a doença não é uma tarefa fácil. No entanto, com informações as chances de fazer um tratamento adequado e ter uma vida saudável aumentam muito!

Compre produtos sem glúten na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar