Fechar

Conheça os principais sintomas da doença celíaca

Saber identificar os sintomas da doença celíaca é importante para conversar com um médico e tomar as devidas providências para identificar se você convive com esse problema.

Neste post, vamos listar os principais indícios que merecem a sua atenção. Continue com a leitura e conheça os principais sinais desse mal!

O que é a doença celíaca?

A doença celíaca ocorre quando a pessoa possui intolerância ao glúten — proteína encontrada no malte, no trigo, no centeio e na cevada. Trata-se de uma anomalia autoimune que ataca as células do intestino delgado e prejudica a absorção de nutrientes.

Entre as causas da doença celíaca estão fatores genéticos e a associação com outros transtornos do organismo. Dado o diagnóstico positivo, o paciente deve cortar da sua dieta os alimentos que contêm glúten e buscar alternativas alimentares.

Em pessoas sem a doença, a proteína é absorvida normalmente, ou seja, o glúten não é uma substância prejudicial.

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Quais são os sintomas da doença celíaca?

Diarreia

Muito comum entre os celíacos, a diarreia é um dos principais sintomas da doença. A desordem intestinal aparece sem um motivo aparente (basta ingerir alimentos contaminados, por exemplo). Esse sintoma pode acontecer várias vezes durante um dia e persistir por semanas.

Fezes claras e com cheiro forte

Junto à diarreia, as fezes claras e com cheiro forte são características comuns de quadros celíacos. Observar a combinação desses fatores é um bom passo para a constatação da doença.

Vômitos

Vômitos constantes e, aparentemente, sem motivos são outra marca da doença celíaca. Os enjoos seguidos de refluxo com cor clara indicam que o intestino está prejudicado.

Anemia

O quadro anêmico surge quando as hemoglobinas do sangue diminuem drasticamente graças à falta de nutrientes no organismo. Como a doença celíaca impede a absorção de substâncias essenciais para a manutenção da saúde do corpo, a pessoa contrai a anemia.

Dores abdominais

Dores na região do abdômen e desconforto intestinal são muito frequentes na doença celíaca. Atenção: elas não têm um local nem uma intensidade exata.

Emagrecimento

Com o apetite prejudicado, somado às diarreias e aos vômitos, a perda de peso é mais um dos sintomas corriqueiros da doença. Além de causar fraqueza e diminuir a massa muscular, o emagrecimento baixa a resistência e a imunidade do organismo.

Indigestão

Com o intestino prejudicado, a digestão fica comprometida e não tem a mesma eficácia da de uma pessoa sem a doença. Então, os celíacos evitam comer para evitar dores e quadros de indigestão.

Os sintomas da doença celíaca aparecem em vários estágios e de diversas maneiras.

Há pessoas que relatam sintomas isolados, enquanto outras têm vários relacionados. Ainda casos com a ausência de alguns dos principais sintomas. Portanto, uma análise minuciosa junto a uma bateria de exames que identificam a doença é o melhor modo de confirmar a suspeita.

Lembre-se: informar-se sobre um transtorno de saúde nunca é demais. Então, sugerimos que você continue com a sua visita em nosso blog. Além de conhecer os principais sintomas da doença celíaca, leia este post: “5 coisas que você precisa saber sobre a doença celíaca”!

Comentários

Comentário

Fechar