Fechar

3 dicas de alimentos para um jantar sem glúten!

Está querendo fazer um jantar, mas um dos convidados é celíaco, ou seja, tem alergia ou intolerância ao glúten? Ou está só pensando mesmo em oferecer uma refeição mais saudável para seus amigos? Calma! Nem por isso a comida deve ser aquela coisa sem graça: dá para variar o cardápio e surpreender os convidados da noite com várias receitas deliciosas em um jantar sem glúten!

Neste artigo, vamos dar algumas dicas do que preparar em uma noite especial glúten free e ainda dar algumas receitas básicas. Confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. Comece com uma bela salada

É claro que a saladinha tem que estar presente, porque ela é parte essencial da vida das pessoas celíacas. Mas esqueça essa ideia de que saladas são pratos de dieta e arrase na montagem de uma maravilhosa mistura de folhas (alface-americana, roxa, rúcula e o que mais você gostar), com frutas doces, como morango ou manga, tomatinhos cereja, alho-poró e, para finalizar, um molho especial de suco de laranja com mostarda e mel. Ao utilizar produtos industrializados, tenha atenção ao rótulo para garantir que não haja nenhum traço da proteína.

Um jantar sem glúten precisa ter um prato principal rico em nutrientes e delicioso na aparência e no sabor. Os legumes e vegetais vão sempre dar um colorido interessante aos pratos, além de serem opções saudáveis para todos.

2. Substitua as tradicionais massas italianas

Que tal uma “macarronada” feita de abobrinha? Para preparar esse prato, rale a abobrinha com um descascador, tirando lascas finas e transparentes. Dê aquele “susto”, fervendo o legume rapidamente. Use molho de tomate orgânico industrializado ou preparado em casa, colocando-o por cima da abobrinha. Se quiser, cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Outra opção para substituir as massas em um jantar sem glúten é a lasanha de abóbora. O vegetal também deve ser cortado em fatias finas, para servir como a massa da lasanha. Cozinhe rapidamente para que ela não perca muita consistência, e então monte a lasanha, usando o recheio que você preferir. Algumas opções livres de glúten são: frango com requeijão (confira o rótulo), carne moída com molho de tomate, ou mussarela com parmesão.

3. Sirva um delicioso grelhado com um bom acompanhamento

As carnes grelhadas e os peixes estão liberados, desde que você preste atenção nos acompanhamentos e nos temperos usados. Se você é fã de um peixinho, que tal um filé de pescada grelhado, servido com brócolis cozido e batatas cozidas? Um outro acompanhamento que pode entrar no lugar da batata sempre é a mandioca, que também fica deliciosa na forma de purê.

E se sentiu falta de um arroz, não se preocupe. O arroz branco tradicional, temperado com alho, sal e cebola pode acompanhar um filé mignon bem suculento, servido com legumes assados. Se preferir um prato só, experimente um risoto de alho-poró: só fique atento para usar arroz de risoto puro, em vez daqueles que misturam vários grãos, já que alguns deles podem conter glúten, ou sofrer contaminação cruzada.

E aí, curtiu essas dicas para oferecer um jantar sem glúten que vai agradar a todos? São tantas opções que fica fácil escolher um prato que vai fazer muito sucesso entre seus amigos!

E para continuar por dentro das dicas de como conviver melhor com a doença celíaca, que tal ler esse artigo sobre como organizar sua casa para evitar a contaminação cruzada?

Comentários

Comentário

Fechar