Fechar

Para que serve a farinha de grão-de-bico? Descubra seus benefícios!

Por conta da restrição alimentar ao glúten, muitas pessoas estão procurando alternativas para a farinha de trigo — algumas são bem populares, como as de arroz, milho e polvilho. Mas você já conhece a farinha de grão-de-bico?

Embora ainda seja pouco conhecida, a iguaria pode ser usada em diversas receitas, contribuindo tanto para a textura e o sabor quanto para os nutrientes dos pratos. Quer saber mais sobre esse ingrediente tão interessante? Então, continue a leitura!

O que é a farinha de grão-de-bico?

Trata-se de nada mais do que a farinha feita com o grão-de-bico. Existem dois tipos mais comuns: a que leva o grão torrado e a que tem o grão sem torrar. Elas são muito utilizadas na culinária indiana, paquistanesa e nepalesa.

A farinha é isenta de glúten naturalmente, porém pode receber uma contaminação cruzada dessa substância por conta da fabricação no mesmo local em que se trabalha com ingredientes que o contenham. Portanto, preste atenção na embalagem do produto (que deve ter escrito: “livre de glúten” ou “sem glúten”).

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Quais são suas propriedades?

Assim como o feijão ou a soja, o grão-de-bico é uma leguminosa e, por isso, sua farinha é rica em proteínas vegetais. Então, trata-se de uma opção para acrescentar o nutriente às receitas.

O grão-de-bico contém muitas fibras que ajudam na função intestinal e na redução da absorção de gorduras ou açúcares. Além disso, vitaminas (como a B1 e B6) e minerais (ferro, fósforo e zinco) estão presentes na iguaria.

A farinha de grão-de-bico é considerada um carboidrato do bem, pois não eleva a glicemia rapidamente e reúne nutrientes que favorecem o organismo — ao contrário da farinha de trigo branca, que entra no grupo de calorias vazias.

Que benefícios a farinha de grão-de-bico proporciona?

Por ser muito nutritiva, a farinha de grão-de-bico traz benefícios à saúde. Seu consumo regular faz parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Portanto, mesmo quem não tem restrição ao glúten deve incluí-la na dieta. Veja suas vantagens nos tópicos a seguir.

Emagrecimento

A farinha de grão-de-bico atua de diversas maneiras no emagrecimento. As fibras e as proteínas dão saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos. Além disso, a redução na absorção de gorduras e açúcares diminui as calorias ingeridas.

Prevenção do colesterol alto e da diabetes

As fibras da farinha de grão-de-bico formam um gel no intestino e, como dissemos, diminuem a absorção de colesterol e açúcar. Dessa maneira, o ingrediente ajuda tanto no tratamento quanto na prevenção do colesterol alto e da diabetes.

Prevenção de doenças

Sabemos que a obesidade e o colesterol alto são fatores de risco para a diabetes e a hipertensão, por exemplo. Como a farinha de grão-de-bico ajuda no tratamento desses quadros, também previne possíveis complicações. Além do mais, o ferro é um aliado na prevenção da anemia (e o cálcio evita a osteoporose).

A farinha de grão-de-bico é uma ótima opção para substituir a farinha de trigo em receitas variadas, desde pratos salgados aos doces. Ela é naturalmente livre de glúten e muito nutritiva, além de excelente para quem tem restrição alimentar a essa proteína.

Compre farinha de Grão-de-Bico na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar