Fechar

Receita de polenta: descubra como fazer essa delícia

Você sabia que, assim como o nome, a receita de polenta também varia conforme a região do país? Também conhecida como angu, essa iguaria é feita de fubá — um tipo de farinha de milho.

De origem italiana, esse prato conquistou o Brasil, a Argentina e o Uruguai. Além da polenta básica (apenas cozida), você a encontra frita, assada, com molho ou até mesmo em versão doce. E sabe o que é melhor? Ela não contém glúten!

Quer aprender mais sobre essa comida tão simples, mas tão gostosa? Continue a leitura, pois é isso que abordaremos neste post. Confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
A polenta é segura para quem não pode consumir glúten?

O milho é um cereal naturalmente livre de glúten. O que pode acontecer é a contaminação cruzada com outro alimento que contenha essa proteína. Por isso, certifique-se de comprar um fubá que não tenha essa substância, ok?

Vale lembrar que o milho tem suas proteínas vegetais que podem causar alguma intolerância em celíacos. Portanto, essas pessoas devem prestar atenção em qualquer reação que tiverem após o consumo da polenta.

Quais são os benefícios desse prato?

Além de ser muito saborosa e versátil, já que é um acompanhamento que vai bem com muitos outros pratos, o angu oferece vários benefícios para a saúde. Isso porque contém fibras, vitaminas, minerais e fornece energia para o corpo. Sendo assim, ele:

  • auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • ajuda no controle da diabetes;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • facilita a absorção do cálcio.

A polenta engorda?

Essa é uma preocupação de muitas pessoas. Ela é rica em carboidratos, um nutriente que serve de combustível para o corpo. Se consumida com moderação e dentro de uma dieta saudável, ela não vai engordar.

O que não pode acontecer é abusar na quantidade, principalmente se ela for acompanhamento de pratos muito calóricos. Manter o equilíbrio na alimentação é a chave do sucesso para manter o peso ideal!

Como é a receita de polenta?

Agora que você já está convencido de que a polenta é uma comida deliciosa e nutritiva, está na hora de aprender a prepará-la!

Ingredientes

  • 2 litros de água;
  • 400 gramas de fubá;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • sal a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela, ferva a água junto com a manteiga e o sal. Então junte o fubá e misture sem parar para que não empelote. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Após esse tempo, despeje a polenta num refratário. Ela estará pronta! Quer incrementar esse prato? Acrescente um molho de sua preferência e queijo parmesão ralado. Bom apetite!

Viu como é fácil a receita de polenta? Com poucos ingredientes, você faz essa comida cheia de nutrientes e rica em sabor. Aliada a uma alimentação saudável, ela pode ser consumida sem medo até mesmo pelas pessoas em dieta com restrição de glúten. Que tal experimentá-la?

Compre produtos sem glúten para cozinhar na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar