Fechar

Viagens de fim de ano: como se preparar sendo celíaco?

Quem é celíaco sabe que o glúten vai muito além da gastronomia. Para pessoas muito sensíveis, qualquer contato – inclusive com a pele – pode gerar uma enorme dor de cabeça. Pensando nisso, viajar a um local o qual pode não estar preparado, soa um pouco assustador.

No entanto, com as dicas certas, podemos fazer com que a nossa viagem seja muito tranquila. Dê uma olhada nas dicas que selecionamos para facilitar as viagens de fim de ano e deixá-las as mais seguras possíveis.

ESCOLHA DO LOCAL E PREPARAÇÃO

Se você ainda está pensando para onde vai, faça uma pesquisa sobre os locais que deseja conhecer. Coloque no Google ou em grupos de Facebook o local e veja se algum celíaco já esteve lá e as impressões que teve.

Verifique se no destino a ser visitado existe alguma associação de celíacos e busque suas orientações com relação a hotéis e restaurantes.

Assim que o local for definido, comece a pesquisar os voos (se necessário) e hotéis. Caso vá pegar avião, no momento da reserva, certifique-se de que a cia. aérea oferece refeição especial sem glúten e, caso ofereça, não se esqueça de verificar se é necessário confirmar essa solicitação mais próximo da data de embarque.

Quando for pesquisar o hotel, cheque se há frigobar no seu quarto. Sim, existem lugares que não possuem frigobar, por isso é necessário verificar. O frigobar é importante para que você possa armazenar lanches e comidas sem glúten que forem levadas na viagem (com certeza você levará bastante coisa). Quartos e flats com mini-cozinha e microondas ajudam muito também.

Quando for fazer sua reserva no hotel, envie um email explicando a sua situação e solicite um serviço especial. Lembre-se de começar falando a respeito da sua deficiência e não deixe de mencionar que é imprescindível não haver contaminação nenhuma por glúten. Vale colocar uma nota explicando brevemente o que é a contaminação cruzada. Caso precise de ajuda para fazer esta nota, temos um post no qual explicamos a contaminação cruzada de forma simples e prática.

Obs.: Para hotéis internacionais, tente fazer essa solicitação através de uma agência de viagens.

MAS E A COMIDA?

Você deve estar se pensando como fazer com a alimentação durante a sua viagem. Pesquise os restaurantes que oferecem cardápios para celíacos no local para onde você vai. Esta pesquisa também pode ser feita pelo Google. Nele, você encontra blogs e sites com as indicações de restaurantes.

Verifique se o destino a ser visitado possui alguma associação de celíacos. Se o local possuir, confira os restaurantes indicados por esta associação. Não se esqueça da dica que demos anteriormente de pesquisar dicas em grupos de Facebook, eles realmente ajudam muito nisso. Feito isso, monte uma lista com todos os restaurantes encontrados com nome, endereço, horário de atendimento e cardápio principal.

Definir o roteiro diário da viagem vai te ajudar muito a controlar os locais a serem visitados – inclusive os restaurantes, coloque numa planilha os dias da viagem, os locais que vai visitar e os restaurantes mais próximos desses locais. Não quer dizer que esse roteiro não possa ser alterado, mas o roteiro traz mais segurança e diminui os riscos de alguma surpresa desagradável acontecer.

Roteiro pronto, selecione na sua lista de restaurantes aqueles que se encaixam em cada dia – para almoço e jantar – e inclua na planilha. Igualmente importante é pesquisar lojas ou supermercados que vendem produtos sem glúten, caso necessário. Vale também levar produtos de casa ou kits prontos de empresas especializadas em produtos sem glúten. A GlutenFree Box, por exemplo, é uma empresa totalmente voltada para alimentação sem glúten e comercializa produtos prontos que podem ser levadas dentro da mala de viagem tranquilamente.

ALGUNS DIAS ANTES DA VIAGEM

Por fim, não se esqueça de:

  • Reconfirmar com o hotel suas solicitações especiais
  • Reconfirmar com a cia. aérea sua solicitação de refeição especial
  • Repassar o roteiro e faça os ajustes que achar necessário
  • Levar um kit de emergência com coisas para comer durante a viagem
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar

Comentários

Comentário

Fechar