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Como alimentos podem causar gases e desconfortos estomacais

Todo mundo já sofreu ou sofre com flatulência, e isso é normal. Entretanto, episódios constantes de desconfortos estomacais podem não só prejudicar o nosso cotidiano, como ainda sinalizar problemas de saúde. Inclusive, alimentos podem causar gases.

A correria do dia a dia facilita esse tipo de coisa, uma vez que o tempo disponível para se preparar uma refeição de melhor qualidade fica reduzido. Além disso, a falta de conhecimento sobre os alimentos que podem promover a produção de gases é responsável por exageros, sobrecarregando o organismo.

Mas afinal, quais alimentos podem causar gases? Sabendo disso, você poderá evitá-los quando não estiver tão bem. Descubra agora 4 desses alimentos e 5 dicas de como tratar os desconfortos estomacais!

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A formação de gases no intestino

O excesso de gases geralmente é decorrente de um desequilíbrio alimentar, ou seja, uma pessoa come muitos alimentos com proteínas e se esquece daqueles que têm fibras; lota o prato de carboidratos e ignora outros grupos alimentares.

Os gases são produtos da fermentação dos alimentos e do ar que engolimos ao comer ou beber alguma coisa. O problema é o excesso, que pode causar dores, desconfortos, diarreia e inchaço abdominal. Dependendo do grau do desequilíbrio, os sintomas podem perdurar por vários dias e a pessoa ser obrigada a restringir a alimentação. Em decorrência disso, pode-se ter constrangimentos sociais e ainda perder compromissos.

Os alimentos podem causar gases

Sabendo quais alimentos fazem o organismo produzir mais gases do que o normal, você pode evitar os exageros. Vamos conhecer 4 deles agora?

Leguminosas

Feijão, lentilha e ervilha têm em sua composição açúcares do grupo de carboidratos de cadeia curta. Esse tipo passa por um processo de fermentação por bactérias intestinais no cólon, e isso causa…gases.

Refrigerante

Esse item pode parecer mais óbvio, mesmo assim muitos não dispensam o refrigerante em uma festinha ou reunião. As bebidas gasosas têm dióxido de carbono, que é um gás. Então, quando você bebe, está engolindo praticamente o que? Gases!

Trigo

Apesar de ser um produto básico, por estar presente em pães, massas, bolos e biscoitos, o trigo tem uma proteína chamada glúten. Uma parcela da população não consegue digerir direito essa proteína (doença celíaca), causando problemas digestivos com frequência e sem sequer notar.

Repolho

Repolho e couve-flor são exemplos de vegetais que apresentam compostos sulfurados, componentes que aumentam a produção de gases no organismo.

Dicas para tratar a flatulência

Para fugir do possível desconforto causado pelos gases, tem gente que passa longe dos alimentos acima. Só que o feijão, por exemplo, é bastante saudável por ser rico em ferro. Assim, saiba que é possível consumir esses alimentos sem correr o risco da flatulência. Aqui vão algumas dicas!

1. No caso do feijão, o truque é deixar o ingrediente de molho durante a noite anterior ao preparo. Outra alternativa é trocar a água em que ele está de três em três horas. Para o repolho, a dica é fazer um pré-cozimento e temperar com ingredientes que combatem gases, como limão e gengibre.

2. Invista em uma alimentação variada, que seja pobre em gorduras e açúcar, mas rica em fibras e minerais. Não deixe de consumir sucos naturais, frutas, legumes, verduras e integrais. Bastante água também faz diferença.

3. Procure comer sem pressa, mastigando bem e sem falar durante a refeição, assim você evita aerofagia (deglutição de ar).

4. Muitas bebidas termogênicas ou ervas medicinais são capazes de contribuir para a diminuição do inchaço estomacal e gases, então é ótimo consumir chás como erva-cidreira ou gengibre.

5. Procure investigar as causas, caso o desconforto seja persistente. Será que foi um alimento específico ou independente da dieta os gases em excesso aparecem? Consulte um médico.

Alguns alimentos podem causar gases, o que é uma situação desconfortável. Agora que você sabe quais são, pode se precaver e ainda investir mais na sua saúde. Portanto, ter cuidados contínuos com a alimentação reflete no bem-estar. Quem não deseja isso?!

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