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Como montar um cardápio saboroso no dia das crianças

Incentivar hábitos saudáveis desde a infância é fundamental para desenvolver a educação alimentar dos pequenos. Com a grande quantidade de guloseimas ricas em açúcares e conservantes a que os pequenos são expostos diariamente, vale a pena se planejar e dar uma atenção especial ao Dia das Crianças. Que tal preparar um cardápio diferenciado para a data?

A primeira forma de envolvê-las na iniciativa é permitir que acompanhem e participem do processo de cozinhar. Assim, elas se interessam mais pelos alimentos utilizados e compartilham suas curiosidades, entendendo o papel de cada nutriente em seu organismo.

Escolher receitas de pratos bem coloridos, do aperitivo à refeição principal, é garantia de convidá-los a uma comemoração muito mais saudável. Acompanhe a seguir algumas de nossas dicas para o dia das crianças!

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Varie e capriche nas frutas, legumes e hortaliças

Durante a infância, uma fase de novas descobertas, alimentos coloridos em formatos variados ajudam a captar a atenção dos pequenos. Em vez de apelar para confeitos e lanches industrializados, apresente a eles a riqueza de opções que a natureza oferece.

Para a entrada, experimente usar abobrinha, tomate, tomate-cereja, berinjela, chuchu, brócolis, couve-flor, cenoura e beterraba. Com elas, é possível fazer a massa de pizzas, tapiocas e de panquecas que, além de ganharem valor nutricional, atraem atenção por seus pigmentos.

De acompanhamento, em vez dos refrigerantes que aparecem constantemente em festas infantis, peça que escolham suas frutas prediletas no mercado ou na feira para fazerem juntos deliciosos sucos.

Faça versões saudáveis de receitas que elas adoram

No Dia das Crianças, é importante agradá-las com alimentos em formatos e sabores semelhantes àqueles que elas adoram, mas em versões adaptadas, com menos sal, açúcar e fritura.

Em vez de comprar nuggets congelados ou hambúrgueres, adquira os ingredientes para prepararem juntos em casa. Os nuggets, por exemplo, podem ser assados e feitos com farinha de aveia. Já os hambúrgueres, além da carne preparada separadamente, ficam mais saborosos com farinha de linhaça para dar liga, acrescidos de alguns legumes e temperos naturais.

Aos vegetarianos e veganos, há opções de receitas com leguminosas como grão-de-bico, lentilha e feijão preto.

Adapte bolos e doces para o Dia das Crianças

Também queridinhos entre o público infantil, os bolos e doces de festa podem ganhar novas fórmulas, aptas a privilegiar inclusive crianças com restrições alimentares.

Para adoçá-los, utilize os açúcares naturais das frutas, como banana e tâmaras, ou em ingredientes com menores índices glicêmicos, entre eles açúcar de coco, açúcar demerara e xylitol.

Brigadeiro e beijinho sem leite condensado? É possível! Faça docinhos energéticos de castanhas, tâmara e cacau ou cajuzinhos sem açúcar: eles vão adorar!

Invista na apresentação das receitas

Além do aroma convidativo, no caso das crianças, a comida deve ter também uma aparência que chame a atenção delas. Ao fazer entradinhas e comidinhas de mão, procure colocá-las em palitos para fazer espetinhos e desenhe com eles rostos em panquecas ou crepes, por exemplo.

Em uma pizza, dois tomates pequenos podem virar olhos. A couve ralada também é uma boa opção para incrementá-la, dando cabelo a um personagem apto a incentivar o paladar e a imaginação.

Para que o próximo Dia das Crianças seja mais saudável, além dos ingredientes que já sugerimos, o que deve prevalecer na hora de preparar o cardápio são a criatividade e a variedade alimentar. Apresentando às crianças uma nutrição saudável desde cedo, elas se tornam adultos mais conscientes e equilibrados em suas escolhas de consumo.

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