Fechar

Crianças com APLV: 5 opções de lanche para levar para escola

Provavelmente você já deve saber que é preciso ter um cuidado a mais com a alimentação de crianças com APLV, ou seja, com alergia à proteína do leite de vaca, não é mesmo? Além de garantir um crescimento saudável, isso é importante para que o pequeno não desenvolva episódios de alergia e se sinta incluído e confortável em um grupo de colegas, ao levar um lanche para a escola, por exemplo.

Com base nisso, apresentamos, neste post, algumas opções de alimentos. Confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. Frutas

Práticas, docinhas e supersaborosas, as frutas são ótimos lanches para crianças com APLV levarem para a escola. A ideia aqui é variar diariamente os tipos das frutas e escolher, junto com o pequeno, a opção para aquele dia, visando o gosto pessoal do seu filho e, claro, as informações nutricionais do item.

Entre elas, é possível incluir na lancheira: mexerica, tangerina, tomatinhos, banana, maçã, kiwi, melancia, morango e uva.

2. Sucos e vitaminas

Como uma maneira alternativa de levar a fruta, os sucos e as vitaminas são sempre bem-vindos. Prefira as frutas mais doces para realizar o preparo da receita, evitando a necessidade de adoçar a bebida. Para fazer as vitaminas, opte por leites vegetais, como o de soja, de amendoim, de aveia e de castanha.

Se possível, faça você mesmo esse leite, garantindo uma qualidade maior, mais segurança e ainda um custo inferior. A maioria das receitas é feita com proporções de 1 quantidade de matéria-prima sólida para 3 de água fervente, mas você pode variar de acordo com o gosto da criança. É necessário bater tudo no liquidificador e, logo após, coar até ficar uma mistura lisinha.

Também é interessante ter sempre em casa uma caixinha de suco ou de vitamina à base de leite de soja. Elas são boas opções em casos de imprevistos e falta de tempo.

3. Chás

Outro lanche bastante saboroso e nutritivo é o chá frio. Nesse caso, você pode tanto fazer o próprio chá adoçando com mel ou com açúcar de coco, por exemplo, quanto optar pelas caixinhas industrializadas, desde que sejam de qualidade. Algumas sugestões são os chás verdes, de frutas vermelhas, de maçã e de hortelã.

4. Falso pão de queijo

O falso pão de queijo é uma opção visualmente bastante similar à original e com um sabor tão bom quanto. A sugestão é que você reserve um tempinho ao longo da semana para fazer a receita junto com o pequeno, tornando o momento mais divertido.

A preparação consiste em misturar cerca de 2 xícaras de polvilho doce, 1 xícara de batata cozida e amassada, ½ xícara de óleo, 1 ovo (que é utilizado para dar cor e que pode ser substituído por açafrão em pó ou por ¼ de xícara de abóbora cozida e amassada) e sal. Depois, tudo deve ser moldado e assado por cerca de 15 minutos a 220 ºC.

5. Biscoitinho de chocolate

Rápido e delicioso, o biscoitinho de chocolate é feito com 50 gramas de açúcar (de coco, demerara, mascavo ou cristal), 50 gramas de azeite, 50 gramas de cacau em pó, 100 gramas de farinha, 1 colher de sopa de fermento em pó químico e 1 ovo.

Inicialmente, o açúcar e o ovo devem ser batidos até ficarem bem fofinhos. Depois, acrescente o azeite, aos poucos, e os demais ingredientes até formar uma massa homogênea. Em seguida, ela deve ser aberta em uma superfície enfarinhada, moldada, colocada em uma forma e assada por cerca de 15 minutos, em forno médio.

O mesmo processo pode ser feito com outros ingredientes, como aveia, mel e coco. Os biscoitinhos são muito saborosos e podem ser armazenados dentro de um pote fechado.

Pronto! Agora, que você viu incríveis opções de lanche que crianças com APLV podem levar para a escola, não perca tempo e use sua criatividade a fim de manter uma alimentação saudável e gostosa para seu filho. Além disso, você pode investir em snacks prontos de qualidade!

Se gostou do artigo, baixe nosso e-book e confira outras receitas para fazer com seu filho. Até mais!

Comentários

Comentário

Fechar