Fechar

Intolerância à lactose dá enjoo? Entenda aqui!

Muito se tem falado nos dias atuais sobre a intolerância à lactose. Talvez você até tenha notado que quando consome leite ou seus derivados, o seu intestino começa a trabalhar de uma forma diferente e outros sintomas secundários começam a surgir. Com tantas manifestações ao mesmo tempo, uma das dúvidas que muitos portadores desta condição têm é: será que intolerância à lactose dá enjoo?

O que é a intolerância à lactose

A intolerância à lactose não é considerada uma doença, e sim, uma carência do organismo que pode ser facilmente controlada com dietas específicas e medicamentos. É caracterizada pela diminuição ou ausência da lactase, uma enzima que converte o açúcar presente no leite e derivados — lactose — em glicose.

Este quadro clínico pode ter início logo ao nascimento pelo leite materno, o que pode prejudicar de forma grave a saúde dos bebês. Em situações como esta, os recém-nascidos devem ingerir apenas fórmulas lácteas sem lactose, considerada uma das raras situações que resultam na exclusão do aleitamento materno.

Quando intolerantes ingerem leites e derivados, o açúcar do leite chega até o intestino grosso sem ser digerido pelo organismo. Logo, é fermentado por bactérias e termina causando os sintomas digestivos que veremos a seguir.

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Sintomas da intolerância à lactose

Os sintomas podem aparecer imediatamente após o consumo, ou então, em um intervalo de até 24 horas.

Inchaço e gases

Por não conseguir digerir a lactose e esta ser processada por bactérias, há uma liberação de hidrogênio, dióxido de carbono, ácidos graxos de cadeia curta e metano que causam o inchaço abdominal, além de diarreia, dor e gases.

Ruídos na barriga

A carência da enzima lactase gera uma contração de líquidos e gases dentro do intestino, como acontece em um balão. Isso pode resultar em barulhos que, normalmente, são acompanhados por dores e cólicas. Como resultado, é possível que uma diarreia ocorra, para que todos os gases e fezes sejam expelidos.

Enjoo

Sim, a intolerância a lactose dá enjoo e pode até resultar em vômitos. Normalmente, esses sintomas são sentidos apenas por pessoas que têm um grau mais alto de intolerância. Porém, a má decomposição da lactase que ocorre no estômago, enchendo-o de ar, pode resultar em vômitos, embora este seja um caso mais raro.

Outros sinais

Dores de cabeça, dores musculares e perda notável de peso são outros indícios que podem estar presentes no organismo de um intolerante após a ingestão de leites e derivados.

Diagnóstico da intolerância à lactose

Antes de visitar um médico para fazer exames, você pode optar pela exclusão alimentar, tirando o leite de vaca e derivados da dieta durante sete dias. Caso não haja sintomas durante este período, faça um teste tomando um pouco do leite e observe como será a reação do seu organismo.

Para ter certeza do diagnóstico, visite um clínico geral ou nutrólogo para realizar alguns exames, que podem ser:

  • exame de fezes: medição da acidez das fezes — muito utilizado para detectar a intolerância à lactose em bebês e crianças pequenas;
  • teste do ar expirado: medição da presença anormal de hidrogênio no ar que é expirado logo após uma ingestão da lactose diluída em água;
  • exame de sangue: medição da quantidade de glicose no sangue logo após o paciente consumir lactose também digerida em água;
  • biópsia do intestino: análise de uma pequena amostra do intestino em microscópio para identificar ausência ou presença de células que determinam a intolerância à lactose.

Agora que você descobriu que a intolerância à lactose dá enjoo, procure um médico para averiguar se os seus sintomas são decorrentes da carência ou não.

Embora não tenha cura, a intolerância à lactose pode ser controlada com medicamentos, dietas e produtos específicos pensados especialmente para aqueles que possuem estas restrições. Quer conhecer produtos sem lactose e derivados do leite sem sair de casa? Então conheça a LacFree Box, uma caixinha pensada especialmente para alérgicos e intolerantes ao leite vaca.

Comentários

Comentário

Fechar