Fechar

Saiba quais são os alimentos liberados para APLV

É cada vez mais comum ouvir relatos de pais e mães que possuem filhos com APLV (alergia à proteína do leite de vaca). Algo óbvio é que a criança não pode consumir alimentos derivados do leite. Mas quais são os alimentos liberados para APLV?

Além disso, como substituir o leite, um ingrediente tão importante e que está diretamente associado a proteínas, cálcio e magnésio?

Neste post, você vai encontrar as respostas para as suas dúvidas. Confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Solução para os bebês

Se o bebê ainda está passando pela fase da amamentação, é possível substituir o leite de vaca por fórmulas especialmente destinadas a bebês com APLV. Essas opções possuem todos os nutrientes necessários para que a criança se desenvolva normalmente.

Solução para as crianças

Para as crianças que não estão mais na fase da amamentação, o segredo é colocar em prática uma dieta balanceada e variada, composta por várias porções de frutas, cereais e vegetais. Isso é suficiente para ingerir de forma suficiente as proteínas e minerais que o leite possui.

Alimentos ricos em proteínas: carnes, leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha) e grãos integrais, como o arroz.

Alimentos ricos em cálcio: folhas e os vegetais verde-escuros (taioba, couve, brócolis, escarola, rúcula e espinafre), sardinha enlatada, amêndoas, castanha-do-pará, salmão, amendoins, laranja e mamão.

Leites vegetais

O termo pode soar estranho, mas existem leites vegetais. Eles podem ser feitos à base de ingredientes como coco, castanhas, aveia e amêndoas. Embora o gosto não seja semelhante ao leite de vaca, são nutritivos, ricos em fibras, minerais e cálcio. Vale provar cada um e escolher qual é mais saboroso, pois tudo é questão de gosto.

Ingredientes que NÃO contêm leite

A hora das compras é o momento em que costuma surgir mais dúvidas sobre o que pode ser ingerido ou não. Alguns ingredientes, devido ao nome, podem confundir e parecer não fazer parte dos alimentos liberados para APLV.

Os ingredientes a seguir podem ser consumidos tranquilamente por pessoas com alergia às proteínas do leite:

  • lactato (cálcio e sódio), estearoil (lactilato de sódio e lactilato de cálcio), cremor de tártaro, manteiga de cacau e leite de coco.

Ingredientes que CONTÊM leite

Para evitar complicações médicas, é preciso estar atento e não levar para casa alimentos que contenham algum dos itens abaixo na lista de ingredientes:

  • lactoalbumina, lactoglobulina, lactulose, fosfato de lactoalbumina, caseína hidrolisada, lactoferrina e caseinato (potássio, amônia, magnésio, sódio).

Acompanhamentos para comer com pão

Muitas famílias costumam ter dificuldade na hora de encontrar opções para substituir os clássicos acompanhamentos para comer com pão — manteiga, queijo, requeijão. Para resolver isso, separamos várias opções que cumprem tranquilamente o papel e são ideais para quem tem APLV:

  • manteiga ou óleo de coco;
  • azeite de oliva e orégano;
  • pasta de grão-de-bico;
  • patê de atum com azeite de oliva;
  • maionese de inhame;
  • geleia de frutas;
  • frango desfiado.

Percebeu a quantidade de alimentos liberados para APLV? É só estar atento na hora de fazer as compras no supermercado. Por isso, aproveite e acesse a lista de aditivos químicos que podem conter traços de leite!

Comentários

Comentário

Fechar