Fechar

8 leites vegetais para susbstituir o leite de vaca

Quem sofre com a alergia ao leite ou intolerância à lactose sabe como é difícil se alimentar, já que a maior parte das receitas e alimentos contém leite e derivados. Mas, com este post, você vai aprender a trocar o leite de vaca em suas receitas não por um, mas por oito leites vegetais. Agora sim sua qualidade de vida vai dar aquele salto!

Despertamos a sua curiosidade? Então vamos lá!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Por que os leites vegetais são tão bons?

Os leites vegetais são muito nutritivos, pois têm fibras e minerais, são ricos em Vitaminas B, não contêm colesterol e, por serem leves, são mais fáceis de ser digeridos. E não se preocupe com a falta do cálcio, pois os leites vegetais também têm altos teores do mineral.

Então agora é só saber os benefícios de cada um e escolher o melhor para você fazer suas receitas, tomar puro e até com seu café!

1. Leite de amêndoas

A amêndoa é uma semente seca que tem propriedades incríveis para a saúde. Com pouca caloria, tem baixo nível de açúcar e ainda contém riboflavina, vitamina do complexo B que ajuda no crescimento muscular. Além disso, é fonte de fibras, cálcio, ferro, vitamina E, potássio, magnésio, zinco, cobre e fósforo. Sua vantagem em relação ao leite de vaca é que é rico em gorduras insaturadas — gorduras boas.

É indicado para pessoas que sofrem de anemia, desnutrição, problemas hepáticos, excesso de colesterol ruim e pressão alta. Previne a osteoporose, diminui o risco de câncer de cólon e é benéfico ao cérebro e músculos por ter alto teor de potássio.

Você pode consumir o leite de amêndoas com granola durante seus lanches. E com a permissão do pediatra, pode ser inserido na dieta dos pequeninos, pois é muito saudável para crianças em fase de crescimento.

Quanto ao armazenamento, é importante lembrar-se de deixá-lo em refrigeração, conforme recomendações do fabricante, ou se organizar para congelar, pois o período de validade é curto. Evite esquentar o leite de amêndoas — a melhor maneira de consumi-lo é frio.

Como extrair o Leite de Amêndoas

Ingredientes

  • 1 copo de amêndoas descascadas e lavadas;
  • 2 copos de água filtrada.

Modo de preparo

  • deixe as amêndoas de molho na água por cerca de 12 horas;
  • descarte a água no dia seguinte;
  • no liquidificador adicione 2 copos de água filtrada e coloque as amêndoas para bater;
  • coe a mistura de 2 a quatro vezes;
  • depois de preparado é só conservar em geladeira.

2. Leite de nozes

Você já reparou que a noz parece um cérebro humano? Por coincidência, o leite de nozes pode prevenir doenças como o Alzheimer, melhorar habilidades motoras e ainda diminuir o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, sendo ideal para idosos. Atua também na proteção do sistema respiratório e ainda é indicado para casos de diarreia.

Ele é rico em vitamina E, ômega 3, ômega 6, antioxidantes, polifenóis e oligoelementos, cobre, zinco, selênio e magnésio. A gordura contida nas nozes é metabolizada pelo organismo.

Ah, ele também tem um nível alto de serotonina, substância que melhora o humor. Então já sabe o que tomar quando bater aquele estresse, não é?

Como extrair o leite de nozes

Ingredientes

  • 2 xícaras de nozes;
  • água.

Modo de preparo

  • deixar as nozes de molho em uma vasilha com água durante 8 a 12 horas;
  • escorrer a água do molho e lavar as nozes com água corrente;
  • bater as nozes no liquidificador adicionando uma xícara de água filtrada até obter a consistência desejada;
  • coar o leite e servir-se.

3. Leite de avelã

A avelã é um fruto seco da mesma família que as nozes, as oleaginosas, e é naturalmente docinha e, de quebra, ótima para a sua saúde.

É considerado um dos leites vegetais mais gostosos, por ser doce e seu gosto lembrar a famosa Nutella. Por isso é recomendado no preparo de doces e outras receitas deliciosas.

O leite tem muitos minerais e vitaminas, principalmente do complexo B, que são essenciais para o metabolismo, proporcionando energia e bem-estar. Ou seja, é ótimo para quem faz exercícios físicos ou tem uma rotina agitada. O leite ainda reduz os riscos de depressão e estresse.

Além disso, tem alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas para o coração, já que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).

Esse leite é um ótimo fornecedor de magnésio, que ajuda na contração muscular, regulando a quantidade de cálcio no organismo, substância que ajuda a evitar câimbras, tensões, dores e até mesmo a fadiga do corpo.

Rico em vitamina E, o leite de avelã tem poder antioxidante e atua na proteção da membrana celular. Isso ajuda no combate dos radicais livres e na formação de novas hemácias, retardando o envelhecimento precoce.

Como fazer o leite de avelã

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de avelã;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

  • em uma frigideira com fogo baixo, coloque as avelãs e torre-as aos poucos até que as cascas comecem a soltar;
  • retire as casquinhas que ainda ficaram;
  • coloque as avelãs em uma tigela com água e deixe hidratar por 8 horas;
  • retire as avelãs da água, acrescente os 500 ml de água e bata no liquidificador;
  • coe o leite, adoce a gosto e leve à geladeira.

4. Leite de quinoa

Também conhecida como arroz dos incas, a quinoa tem 18% de proteínas a mais que outros cereais. Por seu leite ser altamente nutritivo, é comparado ao materno. Não é à toa que foi considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo.

Com tanto valor nutritivo, já dá para imaginar quais são os benefícios dela para a saúde. Tomando o seu leite, você potencializa nutrientes como cálcio, fibras, ômega 3 e 6, que são ácidos graxos, encontrados em peixes, que servem para equilibrar o colesterol, prevenindo doenças do coração e ainda melhorando funções do cérebro.

Segundo pesquisas, a quinoa é o alimento mais rico em vitaminas, aminoácidos e proteínas que ajudam na manutenção da boa saúde da visão e da pele.

Como preparar o leite de quinoa

Ingredientes

  • 2 colheres de quinoa;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

  • ferva as duas colheres de quinoa em 250ml de água;
  • assim que levantar fervura, desligue e bata a mistura no liquidificador;
  • coe em uma peneira fina e consuma o leite em até 48 horas.

5. Leite de coco

Não é só na praia que você pode consumir o coco, e não é apenas sua água que faz bem para a saúde. Considerado uma das frutas mais saudáveis do mundo, o coco é rico em vitaminas, minerais e proteínas.

O leite é feito da polpa do coco, e todos os nutrientes são preservados. É na polpa que são encontrados os flavonoides, que previnem doenças cardíacas.

O leite de coco é rico em ácido láurico, que atua no bom funcionamento do intestino, prevenindo doenças como a síndrome do intestino irritável. Tem, ainda, os ácidos graxos, que combatem os problemas hormonais, atuando contra a queda de cabelo e problemas no ciclo menstrual.

Ele também é fonte de eletrólitos, que previnem a exaustão, insolação, problemas cardíacos, dores ou câimbras musculares e baixa imunidade depois da prática de exercícios físicos ou de um período doente.

A bebida ainda tem os chamados triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são utilizados pelo cérebro como fonte de energia, sem a necessidade de que eles sejam processados pelo aparelho digestivo. Os TCMs ainda contribuem reduzindo a inflamação associada à artrite e dores ou desconfortos nos músculos ou nas articulações.

Como fazer o leite de coco

Ingredientes

  • polpa de 1 coco fresco;
  • 700 ml de água quente (ou 3 copos de água de coco).

Modo de preparo

  • cortar a polpa do coco em pedaços e bater com 700 ml de água quente no liquidificador ou no processador;
  • coar o leite com o auxílio de uma peneira fina;
  • armazenado no congelador, o leite de coco caseiro dura até três meses e, na geladeira, cerca de três dias.

6. Leite de arroz integral

Não é de hoje que se fala em todos os benefícios do arroz integral, e agora você poderá desfrutar deles extraindo o leite.

O arroz integral não passa pelo processo de polimento, como o arroz branco, e isso mantém seu farelo e casca, que é fonte de muitas fibras, tornando-o fácil de ser digerido, o que deixa o estômago mais leve.

O leite de arroz não contém glúten e tem propriedades depurativas e hipotensoras, sendo ideal para obter energia e equilíbrio no sistema nervoso, devido ao seu teor de triptofano e vitaminas do grupo B.

Além disso, ele não tem gordura, e seu sabor neutro combina com um cafezinho, por exemplo.

É um poderoso desintoxicante do organismo. Suas proteínas, niacina e vitamina B1 transformam as proteínas e carboidratos em energia para o organismo. O leite de arroz tem mais carboidratos que o leite de vaca e não contém colesterol, sendo uma boa opção para os intolerantes à lactose e mais saudável para o coração.

Como fazer leite de arroz integral

Ingredientes

Modo de preparo

  • cozinhe o arroz;
  • retire o arroz e reserve a água;
  • bata o arroz no liquidificador;
  • ferva a água e adicione 4 colheres de sopa do creme de arroz.

7. Leite de inhame

Cultivado em áreas tropicais do país, o inhame é tão, mas tão nutritivo, que é usado até para fins medicinais.

Ele é rico em vitaminas e minerais, como vitaminas A e do complexo B, além de cálcio e fósforo. Ajuda no controle dos sintomas da TPM e da menopausa.

Além disso, tem muito ferro e mineral, evitando doenças como a anemia. Também fortalece o sistema imunológico, por conter vitamina C, e ainda controla os níveis de açúcar no sangue.

Como preparar o leite de inhame

Ingredientes

  • 1 inhame pequeno;
  • 1 copo (200 ml) de água fervente.

Modo de preparo

  • descasque o inhame e corte em pequenos pedaços;
  • deixe de molho na água fervente por 5 minutos;
  • bata no liquidificador e coe em peneira fina.

8. Leite de linhaça

O valor nutricional da linhaça é muito alto. Nela, são encontrados ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Por essa razão, é considerado um alimento funcional. Tem, ainda, propriedades preventivas, por causa dos seus compostos antioxidantes e anticancerígenos.

É rico dos seguintes vitaminas e minerais: vitaminas B1, B6, B12, A, E, sódio, potássio, ferro, magnésio, fósforo, iodo, cálcio, cobre, zinco, silício, manganês e selênio.

É um leite ideal para quem busca fortalecer a imunidade, pois fornece substâncias bioativas capazes de prevenir e tratar doenças. É anti-inflamatório, recomendando para quem quer reduzir os níveis de gordura sanguínea (triglicerídeos e colesterol), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Como fazer o leite de linhaça

Ingredientes

  • 1/2 xícara de linhaça, colocadas em molho;
  •  4 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo

  • lave a linhaça e coloque para escorrer;
  • coloque em um recipiente de vidro e tampe;
  • acrescente água filtrada até cobrir as sementes;
  • tampe e leve à geladeira por 12 horas;
  • então, drene a linhaça em uma peneira, enxágue e leve ao liquidificador;
  • acrescente as 4 xícaras de água filtrada e bata bem.

Ufa! Agora você pode até fazer uni-duni-tê com tantas opções de leites vegetais. E isso é ótimo, pois prova que a pessoa que tem restrição alimentar tem um mundo de alternativas.

Compre produtos para essas receitas na OneMarket

  • Qualicoco Leite de Coco em Pó 100g - Qualicoco R$ 13.55
  • Mãe Terra Farinha de Linhaça Dourada 150g - Mãe Terra R$ 5.80
  • OneMarket Amêndoa Crua Granel 250g - OneMarket R$ 23.53
  • OneMarket Avelã Turca sem Casca Granel 250g - Onemarket R$ 17.42
  • OneMarket Leite de Coco em Pó Granel 250g - OneMarket R$ 24.01
  • OneMarket Nozes Quartz Extra Light Granel 250g - OneMarket R$ 24.84
  • OneMarket Quinoa em Grãos Granel 250g - OneMarket R$ 6.28

Veja outros produtos

Comentários

Comentário

Fechar