Fechar

Manteiga Ghee: conheça essa receita indiana

Você já ouviu falar sobre a manteiga Ghee? Esse ingrediente é muito popular na Índia e no Sudeste Asiático há milhares de anos, tanto pelos seus benefícios à saúde quanto pelo seu sabor agradável. Ela fortalece as defesas do organismo, melhora a digestão, a memória, fortalece os pulmões e também traz benefícios ao intestino e ao fígado.

Na gastronomia indiana, é utilizada em quase tudo. Além disso, a manteiga Ghee é considerada um alimento sagrado, sendo usada em rituais de purificação, adoração, em casamentos e até como óleo de massagem. Por se tratar de um tipo de manteiga clarificada, aqui no Brasil também pode ser conhecida como óleo de manteiga ou manteiga de garrafa, que tradicionalmente tem produção caseira.

Ficou curioso e quer conhecer um pouco mais sobre essa manteiga, trazendo esse ingrediente para o seu dia a dia e tornando a sua dieta muito mais saudável e saborosa? Leia este post que preparamos e saiba mais!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Qual a diferença da manteiga Ghee para as demais?

Quando falamos sobre manteigas, é muito comum pensarmos apenas no ingrediente que faz parte do cotidiano da cozinha de boa parte dos brasileiros. No entanto, esse nome é dado para designar praticamente todos os óleos em estado sólido e pode ser oriundo de uma variada gama de ingredientes (incluindo os vegetais) e também por meio de processos variados.

Por causa do seu processo de desenvolvimento, a manteiga Ghee tem baixo teor de lactose e proteínas do soro do leite. No entanto, o seu teor de gordura é mais elevado. Por essa razão, seu tempo de armazenamento costuma ser maior que o das demais manteigas.

A manteiga de garrafa é um ingrediente que pode ser usado de diversas maneiras. Ela não oxida facilmente, característica que torna seu ponto de fumaça alto. Isso faz dela adequada para muitos tipos de preparo de alimentos, sendo, portanto, boa substituta da manteiga comum ou óleos.

O seu sabor é levemente amendoado. E por causa da sua pouca concentração de proteínas do leite, se torna mais fácil de ser digerida. Além disso, possui grande teor de vitamina A e tem ação antioxidante, combatendo radicais livres.

Como é seu processo de produção?

Preparar a manteiga Ghee é bem simples, porém, alguns cuidados se fazem necessários. Como ingrediente, você usará apenas manteiga sem sal na quantidade desejada. Importante ressaltar que haverá uma perda de cerca de 25% do volume, já que são retiradas lactose, água e caseína.

Coloque a manteiga sem sal em um recipiente de inox ou vidro, em banho-maria e fogo baixo. Deixe a manteiga aquecer e derreter lentamente, para que evapore toda a água, sem ferver. Com a ajuda de uma escumadeira, ou colher grande, retire lentamente a espuma que se formar durante o processo. Depois disso, deixe a manteiga descansar por cerca de 30 minutos. Dessa forma, o excesso de sólidos descerá para o fundo do recipiente.

Utilizando uma peneira de inox coberta com tecido limpo, coe o líquido e guarde em um pote de vidro com tampa. A manteiga Ghee pode ser mantida à temperatura ambiente, porém, é melhor armazenar na geladeira para aumentar a validade.

O seu consumo é liberado para intolerantes e alérgicos à lactose?

O Ghee não tem toxinas nem sal, sendo o óleo puro extraído da manteiga. Em geral, a manteiga de garrafa é uma ótima opção para intolerantes à lactose, pois, no calor, as proteínas do leite são desnaturadas e teoricamente removidas. Entretanto, pessoas com alergia severa devem consumir o alimento com certa cautela, já que no processo caseiro podem restar resíduos da lactose.

Em geral, a digestão da manteiga Ghee é bem mais fácil, mesmo assim, quem a consumir ainda poderá ter reações, dependendo da sensibilidade da alergia e grau de intolerância que ela apresenta à proteína do leite.

Portanto, antes de utilizar a manteiga clarificada, os alérgicos devem buscar orientação médica, mesmo que nas prateleiras ela, costumeiramente, seja encontrada como manteiga sem lactose.

Quais são os principais benefícios do consumo da manteiga Ghee para a saúde?

Agora, que já conhecemos melhor esse produto, sabemos quais são as suas características e quem pode consumi-lo, chegou a hora de verificarmos quais são, afinal, os benefícios trazidos por esse consumo para a saúde. Confira a seguir:

É um produto rico em vitaminas variadas

A importância das vitaminas e dos minerais é uma velha conhecida de muitas pessoas, certo? Por isso, a manteiga Ghee pode ser uma incrível aliada na promoção da ingestão variada de nutrientes essenciais.

Esse produto é rico em vitamina A (essencial para a saúde dos olhos), D (fundamental para a saúde dos ossos) e E (componente crucial de nossa pele e vários outros tecidos). Além disso, fornece muitos outros nutrientes para a alimentação.

Dá mais energia e aumenta a produtividade

A busca por mais energia é uma luta diária de muitas pessoas. Um corpo energizado pensa muito mais e melhor, além de encarar os obstáculos de nosso dia a dia. Por ter muitas vitaminas em sua composição e ser rica em ácidos graxos fundamentais para o funcionamento cerebral, a manteiga Ghee nos ajuda a ter mais produtividade no trabalho, nos estudos e também em nossa vida pessoal!

Ajuda na eliminação de radicais livres do organismo

Os radicais livres são compostos que se acumulam em nosso organismo, atuando como uma espécie de toxina nociva. Essas substâncias são responsáveis diretas pela mutação de nosso DNA, o que pode gerar problemas graves, como o câncer. A manteiga Ghee é, portanto, um alimento antioxidante, que reduz a ação desses radicais livres em nosso organismo e ajuda na sua eliminação por meio do metabolismo.

Auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim

Ao contrário do que se imagina, nem todo colesterol é nocivo para o organismo. O tipo HDL, de alta densidade, é utilizado na criação de diversas moléculas indispensáveis para a nossa vida. Já o de baixa densidade, conhecido como LDL, é o responsável pelo acúmulo e formação de placas em artérias importantes.

Por isso, dosar bem os tipos de colesterol existentes é fundamental. Muitas manteigas e margarinas têm o efeito de promover o crescimento do colesterol ruim, mas esse não é o caso da manteiga Ghee, que os mantém equilibrados de uma maneira saudável.

Reduz os processos inflamatórios do corpo

Utilizada na Índia como uma espécie de medicamento contra as inflamações e infecções, essa manteiga pode ser uma boa ferramenta contra a inflamação generalizada do nosso organismo, causada pela rotina e os alimentos nocivos que ingerimos.

Por isso, incluí-la na dieta cotidiana é fundamental para manter as células desinflamadas e reajustar o metabolismo, fazendo com que todas as reações ocorram da maneira correta em nosso corpo.

Diante de tudo que apresentamos, pode-se concluir que a manteiga Ghee possui muitos benefícios à saúde, é versátil na cozinha e uma substituta saudável para as demais manteigas e gorduras. Ficou interessado em provar? Na loja OneMarket, há uma opção que, além de ser funcional para quem não pode consumir lactose, também é vegana. Compre a sua e experimente!

Compre manteiga ghee na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar