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Substituições de alimentos para alérgicos ao leite e intolerantes à lactose

Sabemos que intolerantes e alérgicos à lactose não podem tomar nem consumir alimentos e demais produtos que possuam leite em sua composição. Mas, às vezes, acabamos nos esquecendo de que muitos alimentos comuns do dia a dia são produzidos através dele — como a manteiga, o queijo e o iogurte, por exemplo. Sendo assim, quais as melhores opções de alimentos para intolerantes à lactose e alérgicos ao leite?

A manteiga é obtida através da nata do leite (você sabia que existe manteiga vegetal?); o queijo é produzido por meio da coagulação do leite e o iogurte é o próprio leite fermentado por bactérias.

Esses, acompanhados do leite virgem, são os três alimentos que mais aparecem em receitas e em produtos industrializados. A boa notícia é que tudo isso pode ser substituído de forma fácil e igualmente saborosa!

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Queijo

Atualmente, muitos supermercados e lojas de alimentos saudáveis ​​vendem queijos feitos de arroz, soja (tofu), amêndoas e cânhamo. Os sabores são geralmente modificados para se parecerem com os que já estamos acostumados.

Existe, por exemplo, queijo cheddar feito de arroz e queijo de soja disponível nos sabores cheddar, provolone e mussarela. Vale lembrar que é sempre bom ler o rótulo antes de comprar. Esses tipos podem ser facilmente saboreados por intolerantes e alérgicos.

Iogurte

Várias marcas bem tradicionais e famosas no mercado já possuem iogurtes sem lactose. Entretanto, por serem derivados do leite animal, eles são apenas indicados para intolerantes.

Para os alérgicos, o ideal é procurar por iogurtes vegetais — como os de arroz, soja ou coco —, que podem ser encontrados em lojas de alimentação saudável ou mercados especializados.

Leite

Como já falamos no post sobre leites vegetais, existem várias alternativas para substituir o leite tradicional. Entre elas, estão os leites de arroz, coco, soja, amêndoas, aveia e também semente de cânhamo — sendo os mais comuns de se encontrar os feitos de arroz ou coco, que podem ser achados em supermercados nas seções de produtos saudáveis.

Todas essas alternativas são chamadas de bebidas vegetais, também conhecidas pelo termo “leite vegetal”. Além disso, representam uma excelente saída para quem não quer abrir mão de contar com produtos que tenham funcionalidades semelhantes ao leite.

Por terem origens distintas, é claro que o sabor dessas bebidas vegetais é bem diferente do leite de vaca — o que pode, inclusive, causar um pouco de estranhamento na primeira prova.

Todavia, todas elas possuem características exclusivas de cremosidade, sabor e valor nutricional. Sendo assim, vale a pena provar cada uma e descobrir qual agrada mais o paladar, afinal, tudo é questão de gosto.

Por fim, é importante lembrar também que muitos desses produtos são enriquecidos com cálcio, para que o consumidor não perca os benefícios do leite regular.

Manteiga

A mais prática alternativa para a manteiga comum é a margarina vegetal. Elas possuem o mesmo sabor das margarinas tradicionais, mas com o benefício de não conterem leite na composição.

É preciso, no entanto, estar atento ao rótulo dos produtos, pois nem todas as opções são isentas de lactose e, por isso, não são indicadas aos alérgicos à proteína do leite, somente para os intolerantes à lactose.

Existe também a opção de manteiga Ghee, um alimento originalmente indiano, mais saudável do que a manteiga comum e livre de lactose, mas que ainda não é recomendado para pessoas com APLV por conter caseína (proteína do leite).

Sorvete

Essas delícias geladinhas costumam ser parte integrante dos dias quentes, não é mesmo? Todavia, embora a demanda por produtos sem lactose seja cada vez maior nos dias de hoje, ainda são poucas as marcas que possuem opções de sorvete sem lactose. Por isso, aqui vale o mesmo alerta: estar sempre de olho no rótulo do produto.

Outra boa saída é preferir os picolés e sorvetes feitos à base de frutas, que também são excelentes alternativas para quem está procurando por algo que não leve leite em sua composição.

Brigadeiro

Até certo tempo, parecia impossível pensar em um brigadeiro que não contivesse leite em sua composição. Porém, felizmente, isso não é mais realidade: com a ampla gama de opções de leite condensado sem lactose disponível no supermercado, é possível fazer um delicioso brigadeiro caseiro ideal para quem não pode comer nada que contenha leite.

Além disso, algumas lojas especializadas em produtos zero lactose contam com opções de brigadeiros feitos de castanha de caju ou de avelã. Incrível, não?

Biomassa de banana-verde

Ela tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia de quem busca incrementar as receitas com ingredientes saudáveis. A biomassa de banana-verde é feita da polpa da banana-verde cozida, posteriormente processada no liquidificador.

Para os alérgicos ao leite, trata-se de um alimento muito útil, pois pode ser usado em mousses, tortas, panquecas, maionese e molhos, como substituto do creme de leite e do leite condensado. Atualmente, vários supermercados e lojas de produtos naturais dispõem de biomassa de banana-verde para vender.

Importância de incluir alimentos com cálcio na dieta

Uma das principais preocupações de quem não pode consumir leite é a questão da ingestão de cálcio. Esse mineral é essencial para as células do organismo e necessário para dar força e resistência aos ossos.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), dependendo da fase da vida, as pessoas devem ingerir diariamente 1.300 miligramas de cálcio, como é o caso do período da adolescência.

Felizmente, são muitas as opções de alimentos ricos em cálcio não derivados do leite. Entre eles, podemos citar:

Além disso, existem também os produtos sem lactose enriquecidos com cálcio. Sempre que for comprar, é importante verificar o rótulo e preferir essas opções. Trata-se de uma forma de garantir que o organismo receba diariamente a quantidade ideal de cálcio, prevenindo assim futuras complicações de saúde.

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