Skip to main content

Você sabe as diferenças entre alergia ao leite da vaca e intolerância à lactose?

Por incrível que pareça, a alergia ao leite da vaca e a intolerância à lactose, são dois problemas completamente diferentes. A única coisa em comum, é o risco ao ingerir leite.

Por isso vamos esclarecer quais pontos os diferenciam para você ter facilidade em encontrar seu quadro. Mas não se esqueça que o mais importante são as consultas com profissionais, pois só eles podem te diagnosticar.

O que é:

intolerância versus alergia

ALERGIA: A alergia é a reação do organismo à caseína, que é a proteína do leite e de todas as proteínas de origem animal. Quando se ingere o leite da vaca, o sistema imunológico reage como se estivesse sendo atacado. É uma reação de hipersensibilidade do sistema imune, ou seja, o organismo torna-se sensível à essa proteína.

INTOLERÂNCIA: É a deficiência da enzima lactase. Essa enzima é responsável pela quebra da lactose, o açúcar do leite. E aí entra a dificuldade do organismo em absorver e digerir essa enzima que é encontrada no leite e em outros produtos lácteos. Mas há várias opções de receitas sem lactose para não se preocupar. Como essa receita de bolo de laranja que já ensinamos.

Existem três tipos de intolerância à lactose:

– Intolerância à lactose congênita: acontece quando a pessoa já nasce com a intolerância. Apesar de ser raro, pode ocorrer pela ausência total de lactase no organismo;

– Intolerância à lactose primária: ocorre devido ao avanço da idade. Assim, é comum entre idosos, já que suas alimentações vão mudando, devido ao aumento do consumo de novos alimentos;

– Intolerância à lactose secundária: Ocorre quando o intestino delgado não produz mais uma quantidade normal de lactase por conta de doenças e ferimentos que levaram à intolerância. Algumas dessas doenças podem ser: a celíaca, gastroenterite e doença de Crohn, por exemplo.

Idade mais comum:

ALERGIA: É comum acontecer com crianças e bebês, durante a troca do leite materno pelo de vaca.

Inclusive temos a LacFree Box Kids, com vários produtinhos para crianças com alergia e intolerância à lactose.

INTOLERÂNCIA: Pode acontecer em qualquer época da vida, porém é comum acontecer com adultos e idosos. Com crianças acontece pouco, e, geralmente pela genética.

Sintomas:

ALERGIA: Os sintomas podem acontecer em diversas partes do corpo. Como os digestivos: vômitos, cólicas, diarreias, dores abdominais, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, refluxos, etc. Sintomas cutâneos, como: urticária, dermatite atópica de moderada à grave. Respiratórios, como: asmas, chiados no peito e rinites. Podem ocorrer um ou mais desses sintomas na mesma hora ou dias após a pessoa ter bebido o leite de vaca.

INTOLERÂNCIA: Os sintomas são em menores quantidades, mas, ainda assim, desconfortáveis. São sintomas intestinais como: cólicas, diarreias, gases e distensões. Acontecem em minutos ou horas após a ingestão do leite de vaca.

Diagnóstico:

ALERGIA: O médico geralmente assimila os sintomas com a ingestão do alimento suspeito, no caso, o leite. O diagnóstico é apenas confirmado quando o paciente para de ingeri-lo, assim como os sintomas param de aparecer. E aí é feito o Teste de Provocação Oral, que é a reintrodução do leite aos poucos na presença do médico.

INTOLERÂNCIA: O médico irá acompanhar o histórico do paciente e serão solicitados exames específicos, por meio dos sintomas associados à ingestão do leite.

Você pode obter informações completas neste artigo publicado pelo Departamento de Farmácia e Nutrição do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.

Lembrando, mais uma vez, que cada caso é específico. Então só um profissional pode te avaliar e diagnosticar. Se você tem alergia, comidas veganas são ótimas opções, já que não há ingredientes de origem animal, logo não há a presença do leite. Os intolerantes, podem fazer substituições com alimentos sem lactose que, inclusive, são os presentes na LacFree Box.

Você pode acompanhar as novidades no nosso Facebook e Instagram, que também possui mais informações sobre alérgicos e intolerantes, além de adquirir a caixa com vários produtinhos, para facilitar sua vida sem lactase: www.lacfreebox.com.br.

 

Comentários

Comentário

Deixe uma resposta