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6 tipos de queijo vegano para conhecer

Que tal expandir o paladar com algumas opções de queijo vegano? Para quem fica inseguro, trata-se de alternativas bem cobiçadas atualmente, pois têm inúmeras variações e são alimentos ricos em sabor, além de extremamente saudáveis.

Isso sem contar que não há conservantes ou aditivos em suas composições. Tais queijos são, ainda, isentos de derivação animal, sendo 100% em prol dessa causa.

Como a sociedade vegana vem ganhando destaque, uma grande variedade de produtos está aparecendo para substituir aqueles que são feitos com ingredientes de origem animal. E os queijos não poderiam ficar de fora dessa lista, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos 6 tipos dessa iguaria totalmente natural para você conhecer. Continue a leitura e confira!

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1. Queijo vegano de amêndoas

A base para esse queijo vegano é o leite vegetal feito com amêndoas. Quem gosta de leveza vai se apaixonar por ele, que — assim como os outros que você verá neste artigo — também é uma saída para quem tem intolerância à lactose.

A extração do leite que servirá para a sua produção se dá pela trituração das amêndoas com água. Para quem gosta de fazer as receitas em casa, segue o passo a passo:

  1. deixe uma xícara de amêndoas de molho por 12 horas, trocando a água algumas vezes;
  2. triture as amêndoas com duas xícaras de água filtrada, no liquidificador;
  3. coe esse líquido usando um coador de pano (o leite está pronto);
  4. liquidifique novamente o leite com suco de meio limão, uma colher de chá de ágar-ágar e sal a gosto;
  5. ferva essa mistura em fogo baixo, por dois minutos;
  6. deixe esfriar e, então, coloque o líquido em uma vasilha que dará forma ao queijo;
  7. leve à geladeira por duas horas.

Pronto! O queijo está delicioso e pode ser consumido em até sete dias. O resíduo das amêndoas que ficou no coador ainda pode ser temperado com sal, limão, azeite e ervas para o consumo como um patê de ricota vegana.

2. Queijo vegano de mandioca ou batata

A base desse queijo é um purê. Desse modo, quando pronta, a iguaria fica com uma textura maleável, do tipo “estica e puxa”, como uma muçarela. O polvilho também está incluído na receita e facilita na hora de fazer com que a mistura chegue à forma desejada.

Para obter essa muçarela vegana, faça o seguinte:

  1. cozinhe a mandioca (ou batata) e reserve a água;
  2. amasse-a até que fique bem homogênea, em ponto de purê. Você vai precisar de três xícaras de purê e duas da água do cozimento;
  3. misture esses ingredientes a uma xícara de polvilho doce, uma xícara de polvilho azedo, meia xícara de azeite, sal, suco de meio limão e orégano e ervas a gosto;
  4. leve a mistura ao fogo por oito minutos, mexendo sempre, para não grudar e não deixar ferver;
  5. acomode-a em um recipiente e refrigere-a até que fique firme.

Depois é só desfrutar! Vale lembrar que esse queijo é bastante versátil, podendo, inclusive, ser derretido em uma frigideira antiaderente e usado em receitas como pizzas e lasanhas.

3. Queijo vegano de tremoço

De origem portuguesa, esse item se assemelha ao queijo branco pelo visual e pela textura. A facilidade de seu preparo é uma das razões que fazem com que seja tão bem aceito entre os paladares.

Além disso, as fibras e proteínas do tremoço proporcionam uma sensação de saciedade e o controle do colesterol. A receita é bem simples. Veja:

  1. misture três colheres de chá de ágar-ágar a uma colher de sopa de polvilho azedo e uma xícara e meia de água filtrada;
  2. leve a mistura ao fogo até ferver, por três minutos;
  3. coloque-a no liquidificador, ainda quente, com meia xícara de tremoço escorrido, uma colher de café de suco de limão, duas colheres de sopa de azeite e sal a gosto. Bata por dois minutos;
  4. transfira a mistura para uma vasilha e leve-a à geladeira.

Bastante fácil e rápido de se fazer, não é mesmo? E seu custo é muito baixo. Vale a pena testar a receita!

4. Queijo vegano de semente de girassol

O queijo de semente de girassol recebeu o apelido de cheddar vegano. Sim, isso é possível — e o melhor: sem crueldade, sem glúten e sem lactose! Quem tem preferência por sabores mais fortes, com certeza não vai abrir mão dessa opção. Acompanhe a receita:

  1. bata duas xícaras de semente de girassol com duas xícaras de água no liquidificador, até formar um creme;
  2. tempere a mistura com açafrão, sal, pimenta, mostarda seca, páprica picante e missô branco a gosto. Reserve;
  3. dissolva duas colheres de chá de ágar-ágar em uma xícara de água e leve ao fogo para ferver;
  4. acrescente a mistura temperada a esse líquido e cozinhe em fogo brando por uns cinco minutos;
  5. coloque-a no recipiente e refrigere-a por duas horas ou até que esteja firme.

Depois, é só se deliciar! Experimente a iguaria pura e em outros pratos veganos ou vegetarianos.

5. Queijo vegano de grão-de-bico

grão-de-bico é uma leguminosa rica em minerais, vitaminas e, principalmente, fibras vegetais. Além disso, seu consumo ajuda no combate ao colesterol e atua de forma satisfatória no controle da diabetes.

Vários pratos podem ser feitos com ele, inclusive um maravilhoso queijo vegano. E a receita é muito fácil! Confira:

  1. junte duas xícaras de farinha de grão-de-bico a duas xícaras de água, sal e açafrão-da-terra a gosto, misture bem e passe por uma peneira;
  2. aqueça quatro xícaras de água em uma panela e, assim que ela começar a ferver, acrescente a mistura peneirada;
  3. cozinhe em fogo médio por até oito minutos (a mistura deve ficar grossa);
  4. despeje-a em uma vasilha untada com azeite e leve-a à geladeira por um dia antes de servir.

Esse queijo fica bastante saboroso e pode ser usado em várias receitas veganas.

6. Queijo vegano de quinoa

A quinoa é um dos grãos favoritos de quem opta por uma alimentação mais saudável, pois apresenta um alto teor nutricional: é rica em proteínas, minerais e vitaminas, além de não conter glúten. Muita gente a adota como substituta do arroz nas refeições, por exemplo.

Mas já pensou que esse item também pode ser usado para produzir um saboroso queijo? Veja a receita abaixo:

  1. cozinhe seis colheres de sopa de grãos de quinoa da seguinte forma: primeira cocção — com 800 ml de água até ferver, coe e despreze a água; segunda cocção — com 800 ml de água, por meia hora, em fogo médio;
  2. misture uma xícara de farinha de arroz a um quarto de xícara de água e adicione à quinoa em cozimento, mantendo em fogo baixo até engrossar;
  3. bata essa mistura no liquidificador com quatro colheres de óleo, uma colher de sopa de missô e sal a gosto;
  4. despeje o conteúdo em uma vasilha e deixe-o gelar até ficar bem cremoso.

Experimente temperar esse queijo com ervas!

Viu só como tudo se transforma? E com o queijo vegano não é diferente, afinal existem outras formas de conversão que podem ser tão acessíveis quanto essa seleção que preparamos.

Que tal incluir um desses saborosos queijos a uma dieta vegana? Saiba mais sobre esse estilo de vida e aposte em hábitos cada vez mais saudáveis!

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