Fechar

5 petiscos veganos para provar com os amigos

Degustar petiscos veganos e se reunir com os amigos para comer e dar boas risadas sempre é uma ótima pedida para qualquer dia. Além das companhias, a comida se torna uma experiência interessante e exploradora até para os mais carnistas.

Isso porque muitos indivíduos são resistentes aos aperitivos por associarem a algo sem sabor ou com preparações inusitadas, mesmo sem um conhecimento prévio, o que diminui a aceitação.

Por isso, para incrementar ainda mais o encontro, por que não optar por petiscos veganos muito deliciosos? Além de saudáveis, muitos são fáceis de preparar e podem ser consumidos crus, apenas combinando temperos naturais.

Conheça agora cinco alternativas de petiscos que não têm ingredientes de origem animal e prepare-se para se divertir com os amigos!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. Petisco vegano à moda italiana: mini calzone

Bem quentinho e com várias opções de recheios, os mini calzones são bem aceitos por muita gente. O formato e a massa clássica, macia por fora e por dentro, dão charme e sabor ao petisco.

Para a “massa” calzone, a abobrinha é a preferida, mas é possível fazer com a berinjela e até a cenoura, desde que sejam cortadas em espessura média para suportarem o calor do forno sem se desmancharem por completo.

Para rechear o assado, cogumelos shitake e shimeji, espinafre, queijo vegano e purê de tomate são uma boa pedida. A receita combina saborosas fontes de nutrientes, principalmente os cogumelos, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e reduzir o colesterol sanguíneo.

Agora, imagine todos esses sabores temperados com sal, azeite, pimenta-do-reino, alho e orégano. Também é possível variar nesses temperos e incluir mostarda em pó, cardamomo, chimichuri e outros para tornar o preparo ainda mais especial. Não é para menos que você ficou com água na boca, não é?

2. Assado à moda vegana: croquete de lentilha vermelha

Parecidos com os bolinhos de bacalhau, mas feitos com lentilhas vermelhas, esse petisco não deixa nada a desejar em relação à receita com o peixe, pois são crocantes por fora e cremosos por dentro.

Misturadas ao tofu, noz-moscada e farinha de arroz, as lentilhas vermelhas — grande fonte de proteína e outros minerais importantes como magnésio, fósforo, potássio — ganham muito sabor.

Feitos ao forno, para evitar a gordura do óleo, os croquetes de lentilha vermelha são ideais para serem saboreados com molho de tomate, requeijão de painço ou outro sabor à sua escolha. Para ofertar outro salgadinho delicioso, é possível fazer a massa com grão de bico previamente cozido e formar as famosas coxinhas. O recheio pode ser de creme de espinafre ou mix de vegetais.

O bolinho de arroz também agrada muito e o processo é muito simples. Basta bater o arroz cozido no liquidificador, inserir temperos a gosto (salsa, cebolinha, alho, gengibre, alho poró) e formar bolinhas para passar na farinha de linhaça e colocar no forno.

3. Churrasquinho vegano: espetinho de tofu com legumes

Se você é fã de uma brasa e cerveja gelada ou prefere o suchá, esses espetinhos de churrasco vegano serão ótimos complementos, pois é um pestisco vegado saudável e que causa menos empachamento do que as carnes assadas.

Preparados com cubinhos de tofu, abobrinha, tomate-cereja, cebola e cenoura, os legumes são marinados no azeite temperado com especiarias e ervas. Assim, eles ficam com um sabor irresistível. A cebola, quando assada isoladamente, traz um upgrade à produção, pois mantem um sabor agridoce e azedinho ao mesmo tempo e pode ser consumida assim ou misturada aos outros vegetais.

Os espetinhos de tofu e legumes podem ser degustados com farofa de coco, caldinho de abóbora com especiarias completando a composição nutricional de uma refeição rica e saborosa aos olhos dos mais carnistas. O caldinho é feito com abóbora cozida e batida no liquidificador e a consistência fica a critério do freguês.

4. Ideal para realçar snacks: guacamole

A mistura que leva abacate, pimenta dedo-de-moça, azeite, sal, suco de limão, tomate, cebola e alho é popular e deliciosa. Nem precisa ir ao restaurante para comer uma, pois ela é muito fácil de fazer!

A guacamole é servida tanto em snacks, como em saladas, mas a primeira opção é mais a cara de um genuíno petisco vegano. Aos que não são fãs da fruta, ressalta-se que o gosto se modifica completamente com a inserção dos legumes.

Além da opção em guacamole, muitos veganos estão investindo na maionese de abacate que leva metade da fruta, colheres de azeite, meio limão, alho e salsinha a gosto para serem liquidificados até formar um creme. Essa alternativa, além de deliciosa, agrada aqueles que preferem não comer o fruto em pedaços.

5. Acompanhamento para cervejas: polentinhas fritas

Essa é uma opção típica das mesas dos bares do Brasil e que atende muito bem o público vegano. Por sua versatilidade é também para acompanhamento dos “pratos feitos” nos almoços executivos em substituição a sempre “batata frita” ou nas feijoadas veganas.

Basicamente, todos os ingredientes que vão nessa receita passam bem longe da origem animal. Fubá, sal e água são a base desse petisco que agrada a gregos e troianos, que quando preparados corretamente deixam uma crocância de dar inveja em outras frituras.

Experimente usar com ketchup de goiabada, mostarda ou outro molho de sua preferência para colocar mais sabor ainda à polentinha frita. Ou inclua nas saladas coloridas no prato, bife de soja e legumes cozidos para degustar uma bela refeição.

Apreciar um petisco vegano é bem mais fácil devido às opções disponíveis nos mercados. Além disso, ofertas não faltam para você ficar satisfeito durante o encontro com os amigos e fazer dele uma comfort food. E o melhor desses aperitivos é que eles são muito práticos de fazer — ou seja, não demoram para serem servidos no bar. E se você topar, pode fazer algumas desses preparados em casa sem se preocupar com o nível de dificuldade!

Compre produtos para essas receitas na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar