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Afinal, proteína animal faz mesmo falta?

Proteínas desempenham um papel fundamental no corpo e fazem parte de quase todas as funções fisiológicas. Elas existem na forma de proteína animal e vegetal e, na ausência de carboidratos e gorduras, atuam como energéticos. É possível comparar isso ao que ocorre com um sistema elétrico quando há uma pane e a luz de emergência é acionada automaticamente.

Muitas pessoas têm dúvidas se é possível parar de comer proteína animal sem que isso prejudique a saúde. No post de hoje, entenda a sua importância e descubra se a proteína animal faz mesmo falta para o nosso organismo.

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O que são as proteínas?

As proteínas são compostos químicos sintetizados pelos seres vivos e estão presentes em todas as partes das células. Elas são encontradas em dois grupos: proteína animal e proteína vegetal.

Qual delas é a mais saudável?

Proteína animal

O valor biológico de uma proteína está diretamente relacionado à quantidade de aminoácidos contidos nela. O da animal é alto, porque possui os aminoácidos completos, que são aqueles que não conseguimos produzir. Pode ser encontrada em ovos, queijos e carnes.

É rica em ferro, cálcio, zinco e vitamina B12. No entanto, é pobre em fibras, possui muita gordura nociva e seu consumo em excesso vem sendo associado a doenças.

Proteína vegetal

A proteína vegetal tem baixo valor nutricional, visto que apresenta uma quantidade menor de aminoácidos essenciais. Em contrapartida, contém carboidratos, vitaminas e fibras, além de ser livre de gorduras prejudiciais à saúde.

Esse tipo de proteína tem uma menor quantidade de substâncias mutagênicas e cancerígenas. Isso faz com ela esteja associada a um menor risco de promover o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

É importante destacar que os aminoácidos essenciais são complementares aos dos cereais e, quando combinados a legumes, produzem um bom equilíbrio nutricional. Por isso, a famosa dupla brasileira do arroz com feijão é uma combinação rica em proteína de alto valor biológico.

Os legumes têm minerais como cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B, ricas em carboidratos. Elas são encontradas em cereais integrais, leguminosas, oleaginosas e sementes.

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um alerta para que as pessoas restrinjam o consumo de carnes processadas e de carne vermelha. A quantidade sugerida é de, no máximo, 70 gramas por dia para homens e 55 gramas para mulheres.

Como as proteínas são absorvidas pelo nosso corpo?

Quando a ingestão é feita por meio de alimentos leves e de fácil digestão, a absorção das proteínas é realizada de forma rápida. É o que acontece no consumo de vegetais que são ricos em mineiras e vitaminas.

Já os alimentos de origem animal necessitam de mais tempo para serem digeridos. Isso faz com que uma grande quantidade de ácidos estomacais e gases de fermentação tenham que ser liberados. Em algumas pessoas e situações, o resultado disso pode ser uma sensação de azia e queimação.

Quais são as funções das proteínas no organismo?

Elas desenvolvem diversas funções importantes dentro do organismo humano. As proteínas trabalham na defesa do organismo, combatendo bactérias, fungos e outros corpos estranhos Elas também transportam substâncias como o oxigênio.

Além disso, o nosso esqueleto é composto por muitas proteínas que fornecem resistência, elasticidade e proteção aos tecidos. A regulação de hormônios também é uma função essencial das proteínas.

Em resumo, as proteínas participam da maioria dos processos biológicos do corpo humano. Por isso, consumir a quantidade adequada dessa substância é fundamental para que o organismo funcione corretamente.

O que acontece se eu cortar a proteína animal?

O importante é que, ao decidir fazer a transição para uma dieta vegetariana ou vegana, você busque um profissional de saúde para ter uma orientação adequada. Afinal, uma alimentação saudável é essencial para a qualidade de vida.

Para garantir que a absorção não fique prejudicada, é essencial inserir na dieta alimentos ricos em proteínas. Grão de bico, tofu, aveia e quinoa, são bons exemplos de ingredientes que contêm doses de proteína. Confira outras dicas de como substituir a proteína animal em sua alimentação:

  • para garantir zinco, ferro e vitaminas do grupo B em seu organismo, consuma alimentos como amendoim, lentilha, gergelim, brócolis, frutas cítricas e legumes.
  • a biotina (B7) pode ser obtida por meio da ingestão de ovo cozido, cogumelo, soja, couve-flor, noz, abacate, banana e framboesa.
  • opte por gorduras saudáveis encontradas na amêndoa, nozlinhaça e folhas verdes.
  • consuma beterraba, espinafre, feijão e aspargos para evitar a dormência nos pés e nas mãos.
  • coma avelã, banana, amêndoa, abóbora, maçã, cereja, toranja e todos os vegetais de folhas verdes, em especial o espinafre, para ter cálcio, potássio e magnésio em seu organismo.

Quais são os benefícios do consumo de proteína vegetal?

Uma das principais vantagens dessa proteína é que, como vimos, ela é digerida de forma mais simples. Além disso, por ser livre de colesterol e ter menos gordura, ela protege a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Esse também é um ponto favorável para o controle de peso e a redução de doenças como o infarto e o derrame. A proteína vegetal é mais rica em arginina — um aminoácido que está ligado ao bom funcionamento do organismo, promovendo um combate a infecções.

Qual é a quantidade diária recomendada de proteínas?

De acordo com a OMS, o indicado é que cada pessoa consuma 0,8 gramas por quilograma de peso corporal. Sendo assim, para saber a quantidade mínima de proteínas recomendada, é necessário multiplicar o seu peso por 0,8.

Entretanto, esse número pode variar de acordo com o estilo de vida de cada pessoa. Para ter certeza de que a quantidade que está sendo consumida está satisfatória, basta procurar um profissional da saúde e solicitar uma orientação.

A proteína é um nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Como vimos, a proteína vegetal tem uma série de vantagens em relação ao consumo da proteína animal. Existem diversos alimentos de origem vegetal que são ricos em proteína e podem ser usados para substituir a carne.

Entendeu agora por que a proteína animal pode ser substituída pela vegetal sem riscos para a sua saúde? Aproveite e conheça mais sobre como equilibrar a alimentação sem consumir carnes e equivalentes.

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