Fechar

Conheça 16 tipos de hambúrguer vegano

Há algum tempo, a gastronomia vegana vem ganhando destaque no mercado de alimentos por ter novas receitas deliciosas! Enriquecer o cardápio sem comer nada de origem animal é cada vez mais acessível, devido às diversas possibilidades de construção de sabores. Um forte aliado nesse desafio são as adaptações para criar um hambúrguer vegano.

Graças às várias alternativas da era gourmet, os sabores mais curiosos de hambúrguer vegano estão atraindo até os que não seguem esse estilo de vida. Não é incrível? Pensando nisso, listamos algumas sugestões para você experimentar e se inspirar na invenção de uma receita que seja a sua cara. Continue a leitura e veja as opções!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Conheça os tipos de hambúrguer vegano

1. Hambúrguer de grão-de-bico

Não há como negar que esse é um dos ingredientes mais importantes, por ser o queridinho de muitas pessoas. No preparo do grão-de-bico, o principal passo que deve ser seguido é deixá-lo de molho por, no mínimo, 12 horas. Esse procedimento otimiza o tempo de preparo, facilitando na hora de cozinhá-lo.

Após o cozimento, é preciso fazer uma pasta com o auxílio de um triturador — pode ser liquidificador ou processador de alimentos. Depois, tempere a seu gosto e adicione farinha integral para dar ponto na massa de hambúrguer. Por fim, é só modelar e assar ou fritar. Só tenha cuidado para não adicionar muita farinha; em excesso, esse ingrediente pode causar a perda do sabor do grão-de-bico e dos temperos escolhidos por você.

2. Hambúrguer de lentilha

Você acha que o sabor marcante dessa leguminosa parece não combinar com uma receita de hambúrguer? Pode ser que você mude de ideia, pois a lentilha é bastante surpreendente!

Além de ter um valor proteico maior que o da proteína de soja, por exemplo, a lentilha é uma ótima alternativa para quem quer sair do básico. E mais: o modo de preparo é igual ao do grão-de-bico. Então, aproveite essa facilidade e invista em temperos diferentes!

3. Hambúrguer de beterraba e arroz

Ainda sobre sabores marcantes, outra opção bastante singular vem para quebrar paradigmas. Que tal fazer aquele bolinho de arroz da sua avó, mas agora com beterraba e com cara de sanduíche?

Para colocar em prática essa sugestão, cozinhe o arroz e a beterraba no modo tradicional, adicionando apenas os temperos clássicos, como pimenta, alho e cebola.

Uma dica é acrescentar farinha de coco para dar aquela crocância dos empanados e um toque agridoce. Demais, não é? Você também pode modelar a massa em formato de croquete ou em tirinhas, para petiscar.

4. Hambúrguer de feijão

Como você pôde perceber, ingredientes simples que você tem em casa podem se transformar na base de um hambúrguer vegano. Esse é o caso do feijão. Para fazer essa receita, cozinhe e triture o feijão sem o caldo, transformando-o em uma pasta. Um diferencial na hora do preparo é você acrescentar outros ingredientes, como nabo, cenoura, berinjela, entre outros.

5. Hambúrguer de feijão preto

Se você gostou do hambúrguer vegano de feijão que trouxemos acima, saiba que é também possível fazer uma versão dessa receita com feijão preto. Para isso, você precisará de feijão preto cozido, cebola e alho picados, azeite, suco de limão, orégano, salsinha, aveia em flocos finos, farinha integral, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Execute o seguinte preparo:

  • amasse o feijão preto com um garfo, deixando alguns grãos inteiros para dar textura ao hambúrguer;
  • adicione a cebola, alho, suco de limão, azeite, orégano, salsinha e tempere com sal e pimenta, misturando bem;
  • coloque a aveia em flocos e a farinha integral até a massa ganhar consistência;
  • modele os hambúrgueres com a mão e leve para fritar em uma frigideira antiaderente untada com o óleo de sua preferência, em fogo médio.

6. Hambúrguer de quinoa

quinoa é famosa por trazer muitos benefícios à saúde. Aqui, ela ganha destaque por ser o hambúrguer mais natural da lista, com um preparo simples: basta refogar a quinoa com temperos e adicionar farinha para obter a pasta e modelar o hambúrguer. Muito prático!

7. Hambúrguer de cogumelos

Para dar uma variada no cardápio, que tal uma opção de hambúrguer de cogumelos? Confira o passo a passo:

  • salteie cogumelos variados no azeite com sal e pimenta;
  • triture os cogumelos e adicione farinha integral até formar uma massa;
  • modele os hambúrgueres e congele-os por 2 horas;
  • depois, faça o empanado com uma mistura de farinha e fermento com água gelada;
  • frite até dourar.

8. Hambúrguer de soja

O hambúrguer de soja é certamente um clássico da cozinha vegana, e são várias as receitas para testar e variar, como a de carne de soja com tomates. Para prepará-lo, você vai precisar de 100 gramas de carne de soja fina, tomates e cebolas picados em pequenos pedaços, óleo, cheiro-verde e farinha de trigo integral.

Refogue a cebola até dourá-la e junte o tomate. Adicione a carne de soja sem hidratar e misture bem. Cubra os alimentos com água, abaixe o fogo e tampe a panela. ​Quando a água secar, desligue o fogo e acrescente o cheiro-verde e a farinha de trigo, mexendo sempre. Quando a mistura chegar à temperatura ambiente, monte os hambúrgueres e asse-os até que fiquem dourados.

9. Hambúrguer de palmito

Muita gente jamais imaginaria utilizar o palmito para fazer hambúrguer, mas saiba que o resultado garante bastante sabor — além de poucas calorias. Você pode utilizar qualquer palmito, mas o tipo mais comum para esse preparo é a pupunha.

Para incrementar ainda mais os sabores, utilize alho, pimentão picado, cebolinha e temperos como sal e pimenta-do-reino a gosto. Quanto ao preparo, siga as seguintes instruções:

  • pique e cozinhe o palmito em água com meia colher de chá de sal, até ficar macio;
  • em uma panela, refogue no azeite o alho e o pimentão;
  • adicione o palmito cozido, a cebolinha e os temperos, refogando tudo por mais um minuto;
  • desligue o fogo e adicione a farinha de rosca até dar liga (a massa deve ficar úmida);
  • faça as porções e frite os hambúrgueres até dourar (de preferência, use uma frigideira antiaderente).

10. Hambúrguer de batata-doce com quinoa

A batata-doce é um ingrediente muito conhecido por quem treina. Mas já parou para pensar em como ela pode ser utilizada para criar um hambúrguer vegano diferente e saboroso? Para reproduzir a receita em casa, você vai precisar de uma batata-doce grande, descascada e partida em 3, quinoa cozida em água com sal, cebola brunoise, salsinha e pimenta (opcional).

Envolva as partes da batata em papel-alumínio e asse-as no forno até que fiquem macias. Amasse a batata com um garfo e adicione a quinoa, cebola, salsinha e pimenta, formando a massa. Ajuste o sal, monte os hambúrgueres e doure-os em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite.

11. Hambúrguer light de berinjela

Rica em antioxidantes, a berinjela também pode ser usada para o preparo de um delicioso hambúrguer vegano. Para a receita, separe 1 beringela, 1 cebola, 2 dentes de alho, linhaça, azeite, aveia em flocos, farinha integral e farinha de rosca para empanar, cheiro verde, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Comece lavando e furando a berinjela com um garfo. Leve ao forno, por 45 minutos, em uma assadeira untada com óleo, a cebola, os dentes de alho (ambos com casca) e a berinjela, virando-a de 15 em 15 minutos.

Em seguida, descasque o alho, a cebola e retire a polpa da berinjela, colocando todos esses ingredientes no processador. Adicione 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de linhaça, sal, pimenta e cheiro verde a gosto, misturando até obter uma pasta. Adicione aveia em flocos e farinha integral até dar liga, modele os hambúrgueres e passe na farinha de rosca. Frite em uma frigideira untada com azeite até dourar os dois lados.

12. Hambúrguer de abobrinha

Que tal inovar no dia a dia com um hambúrguer bem prático de abobrinha? Para essa receita, você vai precisar de 4 abobrinhas raladas com casca, sal, pimenta-do-reino e curry a gosto, farinha de mandioca para dar liga e farinha de rosca para empanar.

O passo a passo é muito simples. Primeiro, incorpore em uma tigela a abobrinha e os temperos, adicionando farinha de mandioca (ou outra de sua preferência) para dar liga. Modele os hambúrgueres na mão, passe na farinha de rosca e coloque para assar em uma forma não aderente ou untada. Deixe dourar dos dois lados.

13. Hambúrguer de castanha de caju

Para dar um toque inusitado à lista, não poderíamos deixar de lado o hambúrguer de castanha de caju, para aqueles que querem ousar ainda mais na cozinha. O segredo do preparo está no tempero! Quer conferir a receita?

Para começar, separe os ingredientes: meia cebola roxa, farinha de linhaça, farinha de aveia, óleo de coco, sal defumado, pimenta-do-reino, manjericão, coentro, páprica doce, cominho em pó, uma xícara e meia de lentilhas cozidas, meia xícara de arroz integral cozido, 1/3 xícara de castanha de caju, alho, cenoura e água morna.

​Agora, siga as instruções:

  • processe a cebola, uma cenoura, um dente de alho e a castanha de caju;
  • adicione o arroz, meia xícara de lentilha, coentro, manjericão, cominho, páprica doce, pimenta e sal a gosto, processando bem;
  • adicione manualmente o óleo de coco e o restante da lentilha;
  • em outro recipiente, misturar a farinha de linhaça com a água morna, deixando descansar por 2 minutos;
  • incorpore essa mistura à massa e misture;
  • divida em 4 porções;
  • modele os hambúrgueres e deixe grelhar por 4 minutos de cada lado.

14. Hambúrguer de gergelim com aveia

Sabe aquelas sobras de saladas que ficam guardadas na geladeira? Que tal usar esses ingredientes para preparar um hambúrguer muito diferente e saboroso? Anote os ingredientes e teste a receita em casa!

Ingredientes:

  • 1/4 xícara de cenoura ralada;
  • 1/4 xícara de farinha de aveia; ​
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada;
  • 2 dentes de alho grandes esmagados;
  • 2 colheres de chá de orégano seco;
  • 1 colher de chá de páprica em pó;
  • 2 colheres de sopa de semente de gergelim;
  • sal e pimenta moída a seu gosto;
  • farinha de milho (fubá) para empanar.

Modo de preparo: junte os ingredientes e temperos. Em seguida, acrescente a farinha de aveia para dar liga e modele os hambúrgueres. Rende até seis unidades grandes.

15. Hambúrguer de ervilha

O preparo dessa receita é muito simples e fica muito gostosa! Você vai precisar de: ervilha partida seca, alho, cebola, caldo de legumes, salsinha, orégano, cominho, suco de limão e farinha de trigo. As bolinhas de hambúrgueres podem ser congeladas e rendem até cinco porções médias.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de ervilha partida seca;
  • 2 dentes de alho;
  • 1/2 xícara (chá) de cebola picada;
  • 1/2 xícara de caldo de legumes quente;
  • Salsinha picada à gosto;
  • 1 colher (sopa) de orégano desidratado;
  • 1 colher (sopa) de suco de limão;
  • cominho à gosto;
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral ou branca, aveia em flocos finos ou farinha de arroz para dar liga.

Modo de preparo: coloque a ervilha seca em uma vasilha e cubra com o triplo de água. Deixe de molho por, aproximadamente, 12 horas. Em uma panela, refogue o alho e cebola até ficarem dourados. Acrescente a ervilha e tempere com uma pitada de sal. Em seguida, adicione o caldo de legumes, misturando e deixando cozinhar com a tampa semi fechada. Deixe cozinhar até a ervilha estar bem macia. Depois, misture os temperos na ervilha e deixe esfriar.

Quando a mistura estiver morna, adicione a farinha de trigo, aveia em flocos ou farinha de arroz aos poucos. Bata até obter uma massa modelável. Após isso, modele os hambúrgueres e leve-os ao freezer por uma hora. Desse jeito, eles ficarão mais firmes na hora de fritar.

16. Hambúrguer de pinhão

O pinhão é uma semente muito usada na região sul do país. Símbolo do estado do Paraná, ele é principal ingrediente desse delicioso hambúrguer vegano.

A parte mais complicada, contudo, é a hora de descascar o pinhão. Mas, logo depois, é só colocar tudo no processador ou liquidificador e bater bem. A seguir, veja os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes

  • 3 xícaras de pinhão cozido e sem casca;
  • 1/3 xícara de farinha de rosca;
  • 1/4 xícara de salsinha fresca picada grosseiramente;
  • 1/3 xícara de pimentão vermelho cortado em cubinhos;
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • 3 colheres (sopa) de água;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de páprica defumada;
  • Pimenta do reino moída à gosto.

Modo de preparo: Após descascar o pinhão, coloque todos os ingredientes no processador, com exceção da farinha de rosca. Bata até obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione a farinha de rosca e bata novamente a massa até ficar consistente. Após isso, divida em 4 porções iguais e molde em formato de hambúrguer.

Dicas de acompanhamentos

O queijo é um ingrediente que agrega bastante sabor e textura a um sanduíche. Se você adota uma dieta vegana, saiba que ele não precisa ficar de fora da sua alimentação, sobretudo na hora de montar um hambúrguer vegano.

Isso porque existem os queijos produzidos com substitutos do leite de origem animal, como leite de soja, de amêndoas e de arroz. Utilizando tofu (queijo de soja), você pode tentar fazer o seu próprio queijo paneer indiano ou usar temperos italianos para fazer um substituto de ricota. Para substituir o parmesão, é possível usar a levedura nutricional.

Veja como montar o hambúrguer vegano ideal

Um bom sanduíche não se garante apenas com um hambúrguer bem-feito; é preciso considerar todo o conjunto, que inclui pão, salada, entre outros elementos.

O pão vegano é saboroso e pode ser feito em casa a partir de ingredientes simples (água, azeite, farinha de trigo, fermento biológico, sal e açúcar). Para dar um toque especial ao sanduíche, pincele o pão, antes de assá-lo, com uma mistura de molho shoyu, cúrcuma e gergelim.

Na hora de preparar um hambúrguer vegano o que conta mesmo é, sem dúvidas, a imaginação. Então, crie e divirta-se! E, além das diversas opções apresentadas, você ainda tem outras possibilidades. O importante é escolher uma receita que deixará o seu dia mais saboroso!

Compre produtos para essas receitas na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar