Fechar

Conheça a importância das embalagens sustentáveis

Segundo o secretário geral da ONU, mais de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos oceanos todos os anos. Embora seja um número bastante alarmante, é possível encontrar maneiras de minimizar esses danos. Uma delas é promover o consumo consciente, optando por embalagens sustentáveis em vez de rótulos — que têm o plástico como principal componente e muita poluição envolvida na sua fabricação.

As embalagens sustentáveis são aquelas produzidas com o objetivo de gerar menos danos com o seu descarte. Geralmente, são fabricadas de forma limpa, ou seja, não demandam muita energia ou exploração excessiva de produtos naturais — o que reduz bastante o impacto causado ao meio ambiente. Se você é adepto do estilo de vida ecofriendly, conheça quais são os tipos de embalagens sustentáveis e veja como inseri-las no seu dia a dia. Continue lendo este post e confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Tipos de embalagens sustentáveis

Vidro

Sim, esse é um excelente material para embalagens! Isso porque o vidro comum é um produto 100% reciclável e o processo de reutilização pode ser feito diversas vezes. Além disso, a sua fabricação tem como base a areia, e os meios de produção não agridem o meio ambiente porque não liberam substância tóxicas. Contudo, lembre-se de que é preciso fazer o descarte adequado desse material. Para isso, retire qualquer tipo de rótulo do vidro, lave-o e separe por cor. Caso esteja quebrado, opte por embrulhar os cacos em jornal velho para evitar acidentes para aqueles que vão manuseá-los.

Cogumelo

Você já imaginou fazer embalagens de cogumelo? Pois acredite: essa solução demanda muito menos energia do que as opções convencionais. E o motivo está na fabricação dessa embalagem ecológica, feita com a parte vegetativa do cogumelo, que é capaz de crescer e tomar a forma desejada e necessária para o produto a ser embalado. Além de ser biodegradável, o material pode assumir diversas texturas, possui flexibilidade e durabilidade — o que faz esse tipo de embalagem ser bastante versátil.

Papel reciclado

Outro bom exemplo de embalagens sustentáveis são aquelas fabricadas a partir de papel reciclado. A grande vantagem é a possibilidade de utilizar todo o potencial da matéria-prima, já que pode ser reutilizada de 4 a 7 vezes. A cada ciclo, o papel ganha e perde características e, assim, é comum encontrá-lo em diversas formas, como em cadernos, envelopes, caixas, bandejas etc. Além de diminuir bastante a quantidade de resíduos nos aterros, a reciclagem de papel economiza energia e gera empregos. Legal, né?

Bagaço de cana-de-açúcar

Além do plástico, o isopor é campeão de uso em embalagens e, infelizmente, também não é totalmente reciclável e demora muito para se decompor. Com o objetivo de conseguir substituir esse material, cientistas brasileiros desenvolveram uma embalagem à base de bagaço de cana-de-açúcar. O material é biodegradável e reciclável, e pode ser utilizado para fabricação de caixas, para transporte de frutas e hortaliças, e na forma de pequenas bandejas, que podem ser úteis para qualquer setor.

Como mostramos ao longo deste artigo, as embalagens sustentáveis têm sido cada vez mais necessárias para ajudar a diminuir os hábitos nocivos ao meio ambiente. Contudo, lembre-se de que, mesmo sendo biodegradáveis, elas precisam ser descartadas de forma adequada. Além disso, você pode incluir mais hábitos sustentáveis ao seu dia a dia, como evitar o uso de canudos de plástico, preferindo as versões feitas em aço, e usar sacolas reutilizáveis.

Compre produtos sustentáveis na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar