Fechar

Conheça as PANCs e seus benefícios para a saúde

Sabemos que a base de uma alimentação saudável e bem equilibrada está no consumo de vegetais variados, certo? Afinal de contas, eles são os responsáveis por fornecer diversos nutrientes para o nosso organismo, além de conferir muito sabor às receitas preparadas. Por isso, precisamos conversar sobre as PANCS.

Essa sigla, que significa Plantas Alimentícias Não Convencionais, se refere aos vegetais que podemos encontrar facilmente em nosso dia a dia, mas não os consumimos. Pare para pensar: você costuma realmente variar entre os ingredientes que utiliza em seus pratos ou eles são sempre os mesmos?

As PANCS nos fornecem um mundo completamente novo de sabores e disponibilidade de nutrientes, pois a maioria delas é extremamente nutritiva. Continue a leitura e confira algumas boas opções de plantas não convencionais para incluir em sua dieta!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Serralha

A serralha é uma parente distante do alface e da chicória, parecendo bastante com as suas familiares. O seu sabor é levemente amargo, ideal para pessoas que gostam de folhas com um gosto cheio de personalidade. Ela pode ser consumida crua ou refogada e é uma ótima opção para quem quer trazer mais nutrientes para a mesa, já que é muito rica em ferro, cálcio e uma grande variedade de vitaminas.

Ora-pro-nóbis

Bonita e nutritiva, essa plantinha é uma velha conhecida dos habitantes de Minas Gerais, onde é utilizada há muitas décadas em pratos típicos da região. Por lá, inclusive, ela é popularmente conhecida como ‘’o bife dos pobres’’, pois substitui tranquilamente a carne em termos nutricionais.

Ela é um vegetal muito nutritivo e rico em vitaminas A, B e C, além de cálcio, ferro e fósforo. O seu ponto forte, no entanto, é a presença de altos níveis de proteína altamente aceitas pelo nosso organismo.

Taioba

Você gosta de comer couve? Então, muito provavelmente também gostará do sabor da taioba, uma das PANCs mais nutritivas e de fácil acesso do Brasil. Ela deve ser consumida cozida e é uma ótima fonte de nutrientes. Além de ser consumida refogada, ela é uma ótima opção para compor molhos e sopas, podendo também engrossar caldos e trazer muito sabor para o recheio de salgados e tortas.

Peixinho

Famosa entre os veganos, a planta peixinho tem esse nome curioso por uma razão bastante simples: seu sabor é, por incrível que pareça, muito semelhante ao dos peixes. Para que ela fique ainda mais parecida, é recomendado que seja consumida de forma empanada. Ela é rica em proteínas e pode servir como um bom petisco ou ainda ajudar a enriquecer pratos principais.

Dente-de-leão

A maioria de nós está muito familiarizada com o dente-de-leão, certo? Ela é aquela famosa planta cujas sementes voam facilmente quando são assopradas. Mas você provavelmente não sabia que ela é uma PANC e, que por isso, pode ser consumida. Ela possui propriedades anti-inflamatórias e combate os radicais livres, além de ser extremamente benéfica para a saúde do fígado e dos rins. Pode ser consumida por inteiro e tem um sabor levemente amargo, como a rúcula ou a catalônia.

Gostou de conhecer algumas das principais PANCS disponíveis por aí? Comece a fazer o uso dessas plantas em seu dia a dia e consuma muito mais nutrientes diariamente, além de agregar muito sabor às suas refeições!

Comentários

Comentário

Fechar