Fechar

Dieta vegana para cães e gatos, é possível?

Será que é possível oferecer uma dieta vegana para cães e gatos? Essa dúvida é muito comum entre aqueles que seguem o veganismo, estilo de vida que busca eliminar todo e qualquer material de origem animal do dia a dia de seus adeptos, sejam eles produtos alimentícios, de vestuário ou qualquer tipo de item testado em animais.

Por conta disso, nada mais natural que os tutores de bichinhos de estimação, como os cães e os gatos, queiram estender os seus ideais também ao trato de seus companheiros de quatro patas. Mas afinal, será que os pets também podem se submeter às particularidades do veganismo?

Pensando nessa dúvida, resolvemos criar um artigo para elucidar de uma vez por todas essa questão e mostrar se os cães e gatos podem ou não seguir os preceitos da alimentação e do estilo de vida vegano. Vamos lá?

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Por que as principais rações não são veganas?

A domesticação de cães e gatos acontece há milhares de anos, mas a preocupação com a alimentação desses animais é relativamente recente em nossa história. A primeira ração específica para os cachorros, por exemplo, surgiu apenas no ano de 1860.

A partir daí, e com o constante avanço da medicina veterinária, passamos a nos preocupar cada vez mais com aquilo que nossos melhores amigos ingerem, buscando oferecer a eles o melhor alimento para nutri-los e garantir que os seus corpinhos fiquem sempre saudáveis, não é mesmo? Por isso, os ingredientes são completamente pensados e balanceados para os seus organismos.

A maioria das rações comercializadas em supermercados ou petshops incluem matérias-primas como:

  • carnes;
  • vegetais;
  • grãos;
  • cereais;
  • suplementos vitamínicos.

Elas devem estar em perfeito equilíbrio no índice de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais para que o animal se mantenha saudável e feliz.

Existem opções de rações veganas?

Felizmente, a preocupação com o bem-estar animal cresceu muito nas últimas décadas. Com isso, movimentos como o veganismo ganharam cada vez mais força e hoje há milhões de adeptos a esse estilo de vida ao redor do planeta.

Portanto, é natural compreender que os adeptos dessa filosofia de vida queiram estendê-la também aos seus pets. Pensando nisso, algumas marcas lançaram recentemente opções vegetarianas de rações para animais de estimação.

É possível oferecer uma dieta vegana para cães e gatos?

Apesar da disponibilidade no mercado, oferecer esse tipo de alimento para cães e gatos é bastante polêmico e em alguns casos, completamente proibido. Isso ocorre porque o organismo desses bichinhos não é feito para viver sem carne, especialmente no caso dos gatos (que são carnívoros estritos).

Os cães, por sua vez, até podem viver sem esses alimentos, apesar de não ser completamente recomendado. A razão para isso é na sua proximidade com os lobos, animais que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais e que, por isso, desenvolveram necessidades específicas para esse tipo de nutriente.

No caso dos felinos, a falta de carne na alimentação pode levá-los à morte rapidamente, por conta da taurina, uma substância encontrada exclusivamente na proteína de origem animal. Por isso, oferecer uma dieta vegana aos pets pode não ser a melhor opção.

O importante é levar em consideração que eles são seres individuais e que têm especificidades biológicas únicas e muito diferentes da nossa. Por isso, não se sinta mal ao oferecer uma alimentação que não seja vegana aos seus amiguinhos: é exatamente disso que eles precisam!

Como podemos ver, muitas questões éticas devem ser levantadas na hora de decidir oferecer uma dieta vegana para cães e gatos. Além disso, o organismo desses pets nem sempre está preparado para esse tipo de alimentação, de modo que forçá-la pode gerar uma série de problemas, incluindo a morte. Assim sendo, fique atento e tire suas dúvidas com um veterinário!

Tem alguma pergunta ou alguma sugestão? Se sim, basta entrar em contato com a gente! A nossa equipe está sempre à disposição para solucionar problemas e eventuais dúvidas. Aguardamos o seu contato!

Comentários

Comentário

Fechar