Fechar

Direitos dos animais: como conscientizar as crianças

Felizmente, a discussão sobre os direitos dos animais está crescendo mais a cada dia. Diariamente, mais pessoas tomam consciência da necessidade de respeitar as outras formas de vida.

Uma dificuldade encontrada por pais e educadores é saber como abordar esses direitos com as crianças. Afinal de contas, elas são constantemente estimuladas por uma grande variedade de ideias e ensiná-las a respeitar os animais pode ser um desafio em uma sociedade que ainda não os respeita como deveria.

Quer fazer a sua parte e ensinar os pequenos a respeitar os animais? Separamos algumas dicas para incluir essa conscientização em seu dia a dia com os pequenos!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Seja um bom exemplo

O primeiro passo é simples: basta ser um bom exemplo. Por isso, evite falar coisas negativas sobre animais, mesmo de brincadeira — lembre-se de que eles nem sempre conseguem compreender ironias ou outras formas de expressão. O respeito pela natureza, como evitar o uso de plásticos, também é fundamental.

Além disso, mostre compaixão com os animais de sua vizinhança e evite atitudes negativas na frente das crianças. Por isso, é importante mostrar respeito a seres como insetos, por exemplo. Ensine aos pequenos a importância de cada ser vivo no ecossistema e utilize alternativas, como mosquiteiros ou repelentes.

Leve as crianças a ambientes com animais

Um dos maiores problemas enfrentados pelos animais é a incapacidade dos abusadores de perceberem que eles são seres vivos e que sentem dor, medo e outras sensações, assim como nós. Essa dissociação, também conhecida como especismo, é uma das principais causas de maus-tratos e abusos.

Por isso, mostrar aos pequenos que os animais são seres vivos é muito importante. Para isso, basta levá-los a lugares como abrigos ou clínicas e hospitais veterinários e incentivar o contato direto. Experimente, também, agendar visitas a fazendinhas ou santuários para que eles convivam com animais de porte grande e não tão comuns.

Converse abertamente com os pequenos

Um dos passos mais importantes na conscientização de crianças sobre os direitos dos animais é manter um diálogo objetivo e aberto. Não subestimar a capacidade de compreensão delas é fundamental, sempre respeitando, é claro, os limites da idade de cada um.

Por isso, fale sobre os direitos de modo claro, explicando que eles envolvem o bem-estar, o direito à vida e outros fatores importantes. É fundamental, também, explicar de onde vem a carne que está no prato da população e como são obtidos os ingredientes derivados, novamente respeitando os limites e a sensibilidade da criança.

Assista a bons filmes ou animações

Quem não se lembra da cena em que a mãe do personagem Bambi é morta por caçadores na animação homônima, não é mesmo? Essa imagem ficou gravada na mente de muitas crianças e conscientizou aquela geração sobre os malefícios e problemáticas da caça aos animais.

Com esse exemplo, fica fácil ver a influência positiva que muitos filmes podem ter na conscientização infantil. Escolha títulos com essa temática e converse com a criançada após a sessão. Bons exemplos são “A Fuga das Galinhas” (2000), “Bee Movie” (2007), “O Touro Ferdinando” (2018), “Ratatouille” (2007), “Procurando Nemo” (2003), entre outros.

Adote um animal

Por fim, nossa dica vai para os pais ou familiares que convivem diretamente com crianças: adote um animalzinho abandonado. Independentemente da espécie escolhida, ele vai mostrar para a criança o que é a amizade de um bichinho e ensiná-la a respeitá-los de modo mais direto.

Além disso, delegar pequenas atividades diárias (como alimentar ou trocar a água do animal) fará com que a criança veja que o animalzinho tem necessidades como as nossas e passe a vê-lo como um ser que merece cuidados e respeito.

Viu como é fácil conscientizar a criançada sobre os direitos dos animais? Sabemos que esse é, atualmente, um ‘’trabalho de formiguinha’’. No entanto, medidas pequenas farão com que consigamos, no futuro, uma sociedade muito mais justa para todos os seres vivos!

Compre produtos veganos na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar