Fechar

Entenda agora a discussão sobre o uso do canudo de plástico

Embora muitas atitudes tomadas pelo ser humano no decorrer da história sejam bastante discutíveis, uma coisa é certa: pouco a pouco, ele está tentando se redimir. Nos últimos tempos, tem sido cada vez mais comum observar medidas ecofriendly sendo colocadas em prática, como é o caso da questão do canudo de plástico.

Nos últimos meses, a discussão acerca desse produto aparentemente inofensivo está em alta, sendo debatida por pessoas ao redor de todo o planeta. Em junho de 2018, o município do Rio de Janeiro aprovou uma medida que obriga estabelecimentos comerciais a trocar os famosos canudinhos por produtos de material biodegradável.

Por sua vez, Vancouver, no Canadá, já baniu os canudos de seus restaurantes. Outras cidades, como Nova Iorque, e até mesmo nações, como Escócia e Taiwan, também estudam a eliminação desses itens.

Mas, afinal, qual é o problema dos canudos de plástico? Por que eles são tão nocivos para o meio ambiente? Como abolir o uso contribui para um planeta mais saudável? Para responder definitivamente essas dúvidas, preparamos um artigo especial e cheio de informações para você. Boa leitura!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
De que é feito o canudo de plástico?

Os canudinhos de plástico são feitos com materiais chamados de polipropileno e poliestireno, compostos que não são biodegradáveis. Isso significa que a sua destruição por micro-organismos como as bactérias é extremamente demorada.

Em média, um canudo de plástico leva cerca de 100 anos para desaparecer do meio ambiente. Isso pode parecer pouco, considerando o seu tamanho praticamente irrelevante, não é mesmo?

No entanto, o problema não está em suas dimensões, mas na quantidade de canudos espalhados por aí. Pesquisas conduzidas nos Estados Unidos mostram que, apenas por lá, são utilizados 500 milhões de canudos todos os dias. Agora, reflita sobre a quantidade utilizada diariamente em todo o mundo.

Quais são os prejuízos trazidos pelo seu uso?

O acúmulo de lixo é um problema sério, especialmente em meios urbanos. Por todo lado, podemos observar dezenas de quilos de produtos descartados pelas cidades ou em aterros sanitários ou ainda espalhados pelas ruas. No longo prazo, isso pode gerar situações complicadas, como a proliferação de pragas e a própria deterioração do meio ambiente.

Além disso, os canudos de plástico representam um grave risco para os oceanos e para a vida marinha em geral. Os ecossistemas aquáticos estão ameaçados pela imensa quantidade de plástico que acaba atingindo o mar, acelerando o processo de eutrofização e impedindo a passagem de oxigênio para a água.

Por fim, devemos citar os perigos que os canudos trazem para a fauna marinha. Não é incomum que partículas de plástico (ou produtos inteiros) sejam encontrados no estômago de animais marinhos mortos. Ao ingeri-los, aves, peixes, tartarugas e outras formas de vida sofrem uma obstrução intestinal por não conseguir fazer a digestão, vindo a óbito de uma forma muito sofrida.

Qual é a importância de restringir a utilização do canudo de plástico?

Como podemos ver, a conscientização sobre o uso desse tipo de produto é essencial para evitar todos os malefícios que sua utilização traz para o planeta, prejudicando a flora, a fauna e vários ecossistemas.

O primeiro passo para reduzir esses impactos é conversar abertamente com as crianças, explicando a elas quais são os problemas causados pelo uso de canudinhos e incentivando-as a abolir sua utilização.

No entanto, os adultos também precisam dar o exemplo e parar de requisitar esse produto em estabelecimentos. Além disso, devem deixar bem claro as razões pelas quais estão fazendo isso. Dessa forma, os comerciantes e as grandes redes alimentícias passarão a perceber que a sociedade está alerta e quer mudanças.

Viu só como um simples canudinho de plástico pode causar impactos negativos no meio ambiente? Agora que você já conhece os principais pontos sobre a questão, fique ligado e se engaje nessa luta! Você pode ajudar mandando e-mails para seus governantes ou assinando petições sobre o tema na internet. A Terra agradece!

Para que mais pessoas fiquem por dentro desse assunto e saibam exatamente quais são os malefícios dos canudos de plástico para o nosso planeta, compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Comentários

Comentário

Fechar