Fechar

O que o filme Okja nos mostra sobre o vegetarianismo?

Okja é um filme do diretor sul-coreano Bong Joon-ho que estreou este ano na Netflix. Muito bem avaliado por público e crítica, tem como tema principal a relação entre os seres humanos e o meio ambiente, notadamente os animais que são criados para o consumo.

Em meio a polêmicas — além do assunto abordado, o longa foi vaiado em Cannes por ter sido lançado em streaming e não nos cinemas, o inverso das estreias tradicionais e dos filmes que competem no festival —, Okja merece ser assistido por sua qualidade e também pela reflexão que provoca sobre temas como o vegetarianismo e o meio ambiente, por exemplo.

Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Okja, o filme

Um grande conglomerado anuncia um novo animal, uma espécie de superporco que pesa toneladas e vai revolucionar a indústria pecuária, e distribui 23 espécimes entre fazendeiros de vários países para que eles sejam criados por 10 anos.

Um desses animais é Okja, uma fêmea criada na Coreia do Sul, que se torna companheira inseparável de Mikha, a neta do fazendeiro. Passados os 10 anos e contra a vontade da garota, Okja é levada de volta para Nova York, onde vai ser exibida em um programa de TV junto a outros animais da sua espécie, a fim de que seja escolhido o melhor deles. Ela vai procriar e ser uma nova fonte de alimento para os humanos.

Mikha, então, junta-se a uma organização de ativistas pela causa animal para tentar salvar sua grande amiga.

Okja e o vegetarianismo

Com um forte apelo emocional, é claro que o filme traz à tona a discussão sobre a indústria da carne e o vegetarianismo.

Até que ponto é mais humano criar-se um animal nas melhores condições, se o seu fim será o abate para consumo? Qual é o impacto ambiental da criação de animais para consumo humano? Quais serão as consequências das modificações genéticas promovidas pelas grandes corporações nos animais destinados ao abate? Questões como essas podem surgir enquanto você assiste ao filme e vão tornar quase intragável a ideia de se consumir um bife depois da sessão. Talvez você pense até em veganismo!

Além disso, o ativismo ambiental também tem destaque no longa e sua abordagem suscita críticas e reflexões: qualquer tipo de ação é válida para se defender os animais?

Okja e a reflexão

Quase um apelo para o vegetarianismo, o filme nos faz refletir mais ainda sobre a hipocrisia que rodeia a relação entre humanos e animais.

Okja comporta-se como um cachorro que pesa toneladas, tem uma relação de animal de estimação com Mikha e a ideia de abatê-la causa repulsa, muito por causa desse vínculo. Mas por que a maioria das pessoas não sente a mesma repulsa quando ingere a carne de animais criados como gado? Por que é feita essa distinção entre os animais?

Esse desconforto pode ser um ponto de partida para repensar seus hábitos e fazer uma escolha alimentar — e de vida — mais saudável e generosa. Então, além de assistir ao filme Okja, leia mais sobre as vantagens da alimentação vegetariana. Você não vai se arrepender!

Comentários

Comentário

Fechar