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Gravidez vegana: 6 cuidados que gestantes veganas devem tomar

A gestação é um período incrível e cheio de mudanças e descobertas. Dia após dia, o corpo da mulher passa por novas alterações e as experiências vividas serão lembradas por toda a vida. No entanto, alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde da mamãe e do bebê, inclusive quando falamos sobre uma gravidez vegana.

Alvo de muitas dúvidas e até mesmo polêmicas, é muito comum encontrar pessoas que acreditam ser impossível manter uma alimentação vegana durante esse período da vida de uma mulher. Felizmente, isso é um grande mito e com os devidos cuidados, é perfeitamente possível ter uma gestação supersaudável e muito feliz sem consumir derivados de animais.

Quer saber mais? Basta continuar a leitura e conferir dicas importantes para manter a saúde durante a gestação sem precisar abrir mão de seus ideais e da sua filosofia de vida!

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1. Consuma alimentos ricos em ferro

Caprichar na ingestão de ferro é fundamental para evitar uma série de problemas, como a anemia. Para as vegetarianas e veganas, a dica é sempre consumir os alimentos ricos nesse mineral (como as folhas de coloração verde escura) simultaneamente a alimentos que contenham vitamina C, como a laranja. Isso potencializa a absorção e garante uma nutrição maior.

2. Procure ingredientes ricos em cálcio

O cálcio também é extremamente importante, já que participa da formação de diversas estruturas do corpinho do bebê. Para garantir bons níveis desse mineral é fundamental ingerir alimentos como vegetais verdes, amêndoas, frutas secas e gergelim. Com uma alimentação diversificada é possível garantir um consumo adequado desse nutriente.

3. Dê uma atenção especial ao zinco

O zinco é um dos minerais mais importantes durante a gestação, pois participa da formação de órgãos e sistemas do feto, entre eles o sistema nervoso. Por isso, incluir oleaginosas na alimentação e variar bastante no consumo de vegetais é essencial para garantir que o desenvolvimento do bebê seja adequado.

4. Tome sol com frequência

Poucas vitaminas são sintetizadas pelo nosso organismo, mas a vitamina D é uma delas. Esse importante nutriente é fabricado pelo corpo com a ação da luz solar. Por isso, tome sol com frequência, mas sempre com segurança: evite os horários de maior perigo (entre as 10 e 16 horas) e sempre use o filtro solar.

5. Invista nas proteínas

Um dos maiores mitos referentes à alimentação vegana diz respeito ao consumo de proteínas. Felizmente, é possível ingerir uma boa dose dessa substância vital ao diversificar a dieta e incluir ingredientes como os feijões e grãos em geral, além de cereais e vegetais variados.

6. Se necessário, faça uma boa suplementação

Por fim, a última dica é: não tenha medo de, se necessário, fazer uma suplementação. O seu médico pode sugerir o uso de polivitamínicos ou prescrever vitaminas específicas, como a B12, para garantir que o desenvolvimento do bebê será saudável e que você terá todos os nutrientes que necessita nessa nova e empolgante fase!

Agora que vimos que é possível ter uma gravidez vegana completamente saudável e conferimos as dicas para alcançar esse objetivo, não perca tempo! Agende o quanto antes uma consulta com um profissional especializado e mantenha os seus ideais durante esse período tão especial de sua vida.

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