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O que é ser vegano? Entenda as características desse estilo de vida

Há alguns anos, se alguém perguntasse o que é ser vegano, a maioria das pessoas certamente diria que “nunca ouviu falar”. Ou, talvez, algumas fizessem confusão com os vegetarianos.

Mas, hoje, o cenário já é bem diferente. O veganismo tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Só no Brasil, estima-se que cerca de 5 milhões de pessoas tenham adotado essa ideia.

Com as informações deste post, você vai entender melhor o que é ser vegano, como isso funciona na prática e quais são as principais características desse estilo de vida, além de ter acesso a uma lista de filmes e documentários sobre o tema. Confira!

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Entenda o que é ser vegano

Muita gente ainda acredita que ser vegano se resume a não comer nenhum tipo de carne animal. Mas será só isso mesmo? Certamente, não. Primeiramente, é preciso compreender que veganismo não é uma dieta. É uma filosofia de vida que, em resumo, envolve alimentação, ideologia, vestuário e boicote a produtos de origem animal.

É, em essência, excluir total ou parcialmente tudo o que estiver associado à exploração e à crueldade contra os animais. Os adeptos dessa filosofia acreditam que é possível viver de forma plena e saudável sem que eles sejam confinados, torturados ou mortos.

Diferenças entre veganismo e vegetarianismo

É muito comum que as pessoas confundam os dois termos ou os tratem como sinônimos. Mas, como já falamos, um vegano não consome nenhum produto de origem animal, enquanto o vegetariano não come carne, mas pode consumir outros produtos derivados de animais tanto na alimentação quanto no vestuário ou cosméticos, por exemplo.

O vegetarianismo, ao contrário do veganismo, é considerado um regime alimentar e pode ser dividido em subgrupos:

  • ovolactovegetarianismo: pessoas que consomem ovos, leite e laticínios;
  • lactovegetarianismo: pessoas que consomem leites e laticínios;
  • ovovegetarianismo: pessoas que comem ovos;
  • vegetarianismo estrito​: pessoas que não comem nada que tenha origem animal.

Conheça as características da alimentação vegana

A alimentação do vegano é rica em legumes, verduras, frutas, folhas, oleaginosas, cereais e grãos. Exclui-se da alimentação carne, ovos, mel, leite e quaisquer produtos derivados de origem animal.

No início, é preciso muita pesquisa, leitura e orientação para saber como montar um cardápio diário, ter uma alimentação equilibrada e descobrir alternativas para fazer as melhores substituições. Com o tempo, o vegano adquire experiência e tudo ficará mais prático.

Todo vegano que se preze está sempre atento aos rótulos dos produtos que consome, a fim de evitar adquirir algum item indesejado. A indústria de alimentos tem se esforçado para atender às necessidades e exigências do público vegano, oferecendo produtos 100% confiáveis e livres de ingredientes de origem animal.

Proteína para veganos

A ingestão de proteína é uma das maiores preocupações na alimentação vegana. Isso acontece porque as fontes animais são mais ricas em proteína do que as fontes vegetais. Para não sofrer com a falta desse nutriente no corpo, o vegano precisa consumir outros alimentos ricos em proteína. Mas quais são eles? Veja alguns exemplos:

  • ervilha;
  • chia;
  • grão de bico;
  • tofu;
  • nozes;
  • soja.

Ao iniciar uma alimentação sem carne e derivados de animais, também é preciso ficar atento ao consumo de outros nutrientes, como ferro, vitamina B12 e ômega-3, para não ter riscos relacionados à carência de substâncias importantes para o organismo, ao mudar os hábitos alimentares.

Existem muitos filmes (listamos alguns logo abaixo), livros e informações na internet sobre o assunto. Mas, para ter certeza de que a dieta está adequada, é fundamental buscar a orientação de um nutricionista.

Saiba como é o vestuário

Como já adiantamos acima, o veganismo vai além da questão alimentar. Portanto, o vegano busca usar roupas, calçados, bolsas e outros acessórios que não sejam de couro, lã, seda ou peles de animais.

Hoje em dia, já existem algumas possibilidades para substituir as matérias de origem animal, como é o caso do couro sintético e das fibras naturais. Por isso, o vegano também deve ficar sempre atento às etiquetas. Geralmente elas trazem informações sobre a procedência dos produtos e matérias-primas utilizadas, entre outras.

Entenda por que veganos não usam alguns produtos de beleza e higiene

Muitos produtos de higiene, perfumaria e maquiagem são testados em animais e/ou possuem algum ingrediente de origem animal na composição. O número de empresas que não compactua com a realização desses testes vem crescendo muito ao longo dos últimos anos.

Atualmente, já é possível encontrar vários itens de higiene e cosméticos não testados em animais. Caso haja dúvidas, o SAC das empresas já disponibiliza esse tipo de informação aos clientes. Outra opção usada por veganos é produzir os seus próprios cosméticos, com receitas caseiras.

Conheça o dia mundial do veganismo

Diante da importância do entendimento sobre o que é ser vegano e o que isso representa, o movimento comemora no dia 1º de novembro o Dia Mundial do Veganismo, propondo a conscientização da população acerca da importância da adoção desse estilo de vida mais saudável, sustentável e que preserva a vida animal.

A comemoração dessa data foi implementada em 1994, pelo britânico Louise Wallis. Ele era presidente da Sociedade Vegana do Reino Unido, e o dia em questão, naquela época, marcava os 50 anos de existência da fundação.

Veja 8 documentários sobre o mundo vegano

Agora você já sabe o que é ser vegano, certo? Quer saber uma curiosidade sobre eles? Eles adoram e precisam estudar sobre veganismo com frequência. Afinal, modificar velhos hábitos exige um pouco de esforço, entusiasmo e muita pesquisa.

O objetivo principal é manter a qualidade de vida e, ao mesmo tempo, não contribuir para a crueldade com animais, além de adotar um estilo de vida mais consciente.

Uma das maneiras de se manter informado é por meio de documentários sobre veganismo e a relação entre pessoas e animais. Veja abaixo a seleção que preparamos para você!

1. Forks Over Knives (Troque o Faca Pelo Garfo)

documentário relaciona os problemas de saúde da sociedade moderna ao consumo excessivo de alimentos de origem animal. Ele mostra, por meio da visão de médicos especialistas, que a dieta vegana é possível e faz muito bem à saúde.

2. Cowspiracy (A Conspiração da Vaca)

Este documentário fala sobre os impactos da pecuária no meio ambiente e é repleto de entrevistas, dados estatísticos e informações surpreendentes. É o documentário favorito de muitas pessoas que adotaram o estilo de vida. Chocante, porém, necessário.

3. Simply Raw (Revertendo o Diabetes em 30 Dias)

O diabetes é uma das doenças que mais faz vítimas no mundo moderno. Neste documentário um grupo de 6 pessoas com o diabete tipo 2 conseguem reverter a doença em 30 dias. Sem medicamentos: apenas com uma dieta de frutas e vegetais crus. Um ótimo filme para compreender a importância da alimentação na nossa saúde.

4. Especismo (Speciesism)

Será que nós, seres humanos, somos superiores a outras espécies? É fato que usamos essa suposta superioridade para matar milhões de animais todos os anos. O que justifica esse comportamento? Essa é a reflexão proposta pelo filme.

5. Terráqueos (Earthlings)

filme fala sobre a relação de dependência que temos com os animais, seja para companhia, para alimentação, entretenimento, entre outros aspectos. O documentário também aborda a falta de respeito com a qual nos relacionamos com eles.

Além de um estilo de vida engajado na luta por respeito e proteção aos animais, o veganismo também está alinhado com o desenvolvimento sustentável e ao consumo ético e consciente. Dessa forma, é uma opção de vida, baseada numa ideologia cheia de valores e significados.

6. A Carne é Fraca

documentário merece uma atenção especial principalmente pelo fato de ser uma produção nacional, realizada pelo Instituto Nina Rosa. Ele mostra de forma clara como funciona o mercado de carnes no Brasil, dando detalhes sobre a produção e como isso impacta e agride a vida animal, ressaltando a crueldade que envolve esse tipo de alimentação.

7. BlackFish

BlackFish não é tão focado no mercado de carnes animais, mas dá foco a como o homem pode intervir na relação dos mesmos com seus respectivos habitats naturais. Nesse caso, o documentário trata sobre as baleias orcas que são colocadas em cativeiro de maneira cruel, sendo retiradas de sua convivência no mar.

O documentário dá foco especial em uma baleia que foi capturada pelo parque aquático americano Sea World, mostrando como essa prática influência negativamente no bem-estar do animal.

8. Food Choices

Um dos mais populares atualmente, Food Choices é um documentário que mostra exatamente como as escolhas alimentares podem fazer diferença na vida de cada um. O cineasta Michal Siewierski produziu essa obra em 3 anos, explorando os diferentes tipos de alimentação e o que elas trazem para a vida das pessoas.

O documentário aborda bastante a questão da sustentabilidade que uma alimentação saudável pode trazer, traçando um paralelo com as informações de uma dieta carnívora.

Saiba como ter uma alimentação vegana equilibrada

A preocupação sobre o que é ser vegano nem sempre aborda tudo que é de importante. Nem tudo gira somente em não comer carne, mas também em fazer essa exclusão ingerindo os nutrientes que o corpo precisa.

As proteínas, assim como outros alimentos, são fundamentais ao organismo, e devem ser buscadas fora do que a dieta vegana veta. A importância da alimentação equilibrada é uma questão de saúde.

Os hidratos de carbono

Os hidratos de carbono são os nutrientes responsáveis por fornecer energia, algo fundamental para o nosso corpo. Em uma dieta vegana, é preciso buscar fontes adequadas, que podem ser em alimentos como:

  • batata;
  • arroz;
  • frutas;
  • mandioca.

A busca do Ômega 3

Outro elemento imprescindível ao nosso organismo, o ômega 3 tem funções importantes e não é produzido no nosso corpo, sendo encontrado por meio de alimentos.

Na dieta vegana, é importante buscar alimentos que possuem o ômega 3, já que ele tem funções importantes, como ação anti-inflamatória, controla a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e vários outros benefícios. Você pode encontrar em alimentos como:

  • sementes de linhaça moídas (misturar na comida);
  • nozes;
  • chia.

E aí, gostou do post sobre o que é ser vegano? 

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