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Aprenda boas práticas para economizar na dieta vegana

Já não é novidade que as pessoas têm buscado cada vez mais se alimentarem melhor. Por causa disso, a dieta vegana — considerada uma das mais saudáveis pelo Ministério da Saúde — tem conquistado muitos adeptos nos últimos anos. A alimentação vegana é voltada para as frutas, os vegetais, o leite vegetal, os cereais integrais, a proteína da soja texturizada e outros alimentos ricos em fibras e proteínas.

Contudo, mesmo com o crescimento da filosofia vegana, iniciar esse estilo de vida pode ter alguns desafios, como os preços de alguns alimentos. Certos itens são bem menos consumidos em comparação aos alimentos tradicionais e, por isso, é natural que o valor seja mais elevado.

A seguir, vamos mostrar boas práticas para você economizar na sua dieta vegana. Acompanhe nossas dicas:

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
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Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
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Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
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A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
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Planeje suas refeições

Com as dicas que vamos dar a partir de agora, você vai notar que são importantes até mesmo para quem tem uma dieta sem grandes restrições. Ou seja, são sugestões fáceis e que, na realidade, podem ser seguidas por todos.

O planejamento, por exemplo, é essencial tanto para aqueles que seguem uma dieta vegana quanto para as mais tradicionais. Tire um dia da semana para fazer todas as suas refeições e congelá-las. As marmitas ficam bem mais em conta do que comer fora todos os dias.

Às vezes não tem como fugir e é necessário almoçar em um restaurante. E como muitos estabelecimentos não trabalham com opções veganas, geralmente os que fornecem esse tipo de cardápio possuem um preço mais alto. Para isso, é interessante pesquisar previamente lugares que tenham um bom custo-benefício.

Nos dias em que o restaurante for a única opção, evite comer alimentos mais pesados (como os carboidratos) e prefira saladas e sementes, pois são muito mais leves na hora de pesar.

Faça compras na feira

Grande parte do cardápio vegano é composto por ingredientes encontrados na feira por um preço muito menor do que nos supermercados. Grãos, sementes e hortaliças… É claro que a ida no supermercado é fundamental, mas, nas feiras — principalmente as orgânicas —, os alimentos são mais frescos e baratos.

Na hora de escolher onde comprar, a dica para pesquisar os melhores locais também vale aqui. Nem sempre o mercado ou feira ao lado da sua casa possui as opções mais econômicas, e nesses casos é melhor encontrar outros lugares nos bairros vizinhos e descobrir se há um dia da semana em que determinados itens estão em promoção.

Prefira alimentos integrais

Preparar suas refeições não é tão difícil quanto parece. Existe uma variedade de alimentos saudáveis os quais podem ser usados para fazer pratos saborosos. Alimentos refinados e processados fazem mal e costumam estar cada vez mais caros nos mercados convencionais. Portanto, prefira alimentos ricos em vitaminas e bons nutrientes, pois eles servem para um grande número de refeições, podendo ser usados na criação de outras receitas.

Os alimentos integrais — como o arroz, a aveia e o macarrão — são ótimas bases para o cardápio e podem alimentar toda a sua família, ao contrário de uma refeição congelada, por exemplo, que geralmente serve 2 pessoas.

Use o mesmo alimento em mais de uma refeição

Falamos há pouco que uma das vantagens da dieta vegana é que muitos alimentos podem ser utilizados como base em várias refeições.

Os legumes e verduras servem tanto para o almoço quanto para o lanche e para o jantar. Já as frutas são ideais para o café da manhã e para os lanches e servem, também, como sobremesa.

Desse modo, o planejamento também serve nesse momento, sendo essencial analisar bem o que você vai comprar para não haver desperdícios de ingredientes e, consequentemente, mais gastos.

Aproveite todo o alimento

O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Para se ter uma ideia, são 41 mil toneladas de alimentos jogados fora anualmente, de acordo com a World’s Resources Institute Brasil.

O que muita gente não sabe é que dá para utilizar quase todo o alimento de várias maneiras, inclusive na dieta vegana. As cascas de frutas e legumes, por exemplo, podem virar refeições saborosas e completas, além de ter um alto valor nutricional.

Veja algumas opções de como aproveitar os alimentos de forma completa:

  • caldos de legumes com talos de alimentos;
  • sopa com cascas de batata, cebola, cenoura e outros vegetais;
  • bolo com casca de frutas;
  • chá com casca de abacaxi ou maçã;
  • saladas com as folhas da beterraba e couve-flor.

Troque experiências nas redes sociais

As redes sociais são um ótimo lugar para encontrar diversas pessoas que também são adeptas à dieta vegana.

No Facebook, por exemplo, existem grupos específicos para a troca de experiências sobre o universo vegano, sendo um ótimo canal para buscar informações sobre como comer bem e gastar menos.

Sem contar que é um espaço para tirar dúvidas (que ainda são bem constantes) e para encontrar pessoas que têm pensamentos e modo de vida semelhantes ao seu!

Compre produtos em lojas especializadas

A dica de comprar produtos em lojas especializadas vale para quem deseja economizar e também encontrar produtos veganos mais específicos, já que nem sempre é possível obter alguns deles em supermercados mais tradicionais.

Realmente o mercado vegano ainda está em processo de crescimento e, por causa disso, não há muitas lojas especializadas espalhadas por aí. Mas com a internet é possível buscar os locais mais perto de você e também realizar compras on-line. Como essas lojas têm o foco em produtos veganos, normalmente os preços são mais em conta.

Outra boa ideia é associar-se em um clube de assinaturas, que são empresas que atuam com a comercialização de produtos ou serviços em que os clientes escolhem um tipo de assinatura e recebem periodicamente as novidades do mercado.

Já existem clubes de vinhos, cosméticos e até mesmo de produtos veganos. Além de conhecer novos produtos, o clube de assinaturas leva mais comodidade para o assinante, pois os produtos são recebidos em casa e você tem a possibilidade de experimentar os itens em 1ª mão, com um excelente custo-benefício.

A Vegana Box, por exemplo, é uma ótima opção de clube de assinatura para aqueles que seguem uma dieta vegana. Vale a pena conhecer!

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