Fechar

Entenda como o veganismo ajuda na economia de água do planeta

Atualmente, muito se fala sobre a sustentabilidade e a crescente necessidade de adotar hábitos mais ecologicamente viáveis, com o objetivo de preservar os recursos de nosso planeta. Por isso, a economia de água, energia e alimentos tem sido presença frequente na maioria das pautas ambientais.

No entanto, uma das principais causas do alto consumo mundial de água é pouco discutida e divulgada: a alimentação. Diariamente, milhares de litros desse recurso essencial são utilizados para a produção de alimentos.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra os principais produtos responsáveis pelo uso excessivo da água e descubra como você pode ajudar o meio ambiente ao se tornar vegano!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Quais alimentos demandam grande volume de água em sua produção?

É comum associarmos o gasto excessivo de água a uma manutenção da vida de espécies do reino vegetal, certo? Afinal de contas, as plantas necessitam de água para crescerem saudáveis e bonitas.

O que poucos consideram é que o restante dos seres vivos também necessitam diretamente da água para sobreviver. A substância compõe cerca de 60% do corpo dos seres humanos e é responsável pelo equilíbrio do organismo. Em outras palavras, podemos dizer que a água é essencial para a realização de quase todas as reações químicas que nos mantêm vivos.

Indo um pouco mais além, podemos estender tais conceitos ao funcionamento corporal de outros seres, como as galinhas, porcos e vacas. A partir de agora, é matemática pura e simples: esses animais precisam de água para sobreviver e o alimento desses animais — as plantas — também.

Por conta disso, nos deparamos com dados alarmantes como:

  • são necessários cerca de 16.000 litros de água para produzir um quilo de carne bovina;
  • para a produção de um quilo de manteiga, são necessários 5.500 litros de água;
  • já para conseguirmos um quilo da maior parte dos vegetais, precisamos de apenas 400 litros de água.

Qual é a relação entre o veganismo e a redução do consumo de água?

Já deu para perceber que o consumo de água é imensamente maior em produtos derivados de animais, não é mesmo? A ligação está exatamente aí: os adeptos ao estilo de vida vegano excluem completamente tais alimentos de suas dietas.

Além da água, os impactos ambientais causados por esse gasto desenfreado do recurso mais importante do planeta são imensuráveis. Grande parte do desmatamento das florestas mais importantes do mundo, como a Amazônica, está ligado à produção em massa de grãos como a soja ou milho, utilizados quase que exclusivamente para a alimentação dos animais de abate.

Tal desmatamento influencia diretamente no ciclo de chuvas e no aquecimento do planeta, já que causa um desequilíbrio generalizado no funcionamento dos ecossistemas. A longo prazo, isso também contribui para a escassez de água e as consequentes crises hídricas, que já estão dando as caras por aí.

Além dos números espantosos, precisamos lidar com uma realidade cruel: graças a essa falta de economia de água, milhões de pessoas precisam lidar com a fome e a sede. Na realidade, estima-se que se todos fôssemos veganos, a fome no mundo diminuiria drasticamente e mais pessoas poderiam dormir bem nutridos e de barriga cheia.

Como aumentar a economia de água?

Além da adoção de uma dieta vegana, outras atitudes podem fazer a diferença em busca de uma sociedade com menos desperdícios de recursos naturais. Alguns meios fáceis de conseguir isso são:

  • tome banhos mais rápidos;
  • feche a torneira ao escovar os dentes;
  • tente acumular um pouco mais de louça e de roupas antes da lavagem;
  • utilize vassouras e baldes para lavar o quintal;
  • reutilize, sempre que possível, a água da máquina de lavar ou da chuva para higienizar as áreas externas;
  • mantenha o sistema hidráulico de sua casa sempre em dia e livre de vazamentos.

A economia de água é um fator fundamental para garantir a manutenção da saúde do planeta Terra e a segurança das próximas gerações. Seja mais sustentável e go vegan!

Caso esteja considerando essa grande mudança em seus hábitos e estilo de vida, confira outros motivos para ser vegano!

Comentários

Comentário

Fechar