Fechar

Vinho vegano? Conheça essa opção!

Certamente, muitos leitores devem ter se surpreendido ao saber da existência do vinho vegano. Até entre aqueles que levam uma vida vegana há um tempo, perguntam-se “Mas se o vinho é feito da fermentação de uvas, como é possível que ele não seja vegado?”

Na fabricação do vinho, existe um processo chamado clarificação. Para realizar este processo, muitas vinícolas utilizam produtos de origem animal — como clara de ovo, gelatina e proteína do leite.

Como poucos veganos (e até não veganos) sabem dessa peculiaridade durante a fabricação do vinho, decidimos fazer este texto para esclarecer todas as dúvidas sobre vinho veganho.

Ficou interessado? Leia até o fim!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Quais as características de um vinho vegano?

Como citamos acima, o processo de clarificação nada mais é que a filtragem e purificação do vinho. Adiciona-se substâncias que levarão as partículas sólidas do vinho para o fundo do barril.

Nem todas as vinícolas utilizam produtos de origem animal durante a clarificação, aliás, existe uma variedade de alternativas veganas para realizar esse processo. Durante a clarificação de vinhos veganos, são utilizados ingredientes de origem mineral, como placas de terra diatomácea, bentonita e o carvão ativado.

Alguns vinhos artesanais também apostam na autoclarificação, onde a decantação das impurezas acontece naturalmente, sem ajuda de nenhum agente. Este processo é demorado e são raras as vinícolas que o utilizam.

Onde encontro um vinho vegano?

A parte difícil de encontrar um vinho vegano, é que nem todos os produtos vêm com essa informação estampada nos rótulos. Então é preciso pesquisar sobre a fabricação do seu vinho favorito.

Embora seja difícil encontrar as informações sobre a fabricação do vinho em seus rótulos, não é tão difícil assim achar o tal vinho vegano nas prateleiras dos supermercados. Existem muitas opções nacionais e estrangeiras — e alguns vinhos têm um precinho bem acessível, o que é uma boa notícia para todos os adeptos ao veganismo, visto que a maioria dos produtos veganos são caros.

Vinícola Miolo, Cereser, Casillero Del Diablo (apenas os tintos), Piagentini, Valduga, Quinta da Esteveira e Quinta da Comenda são alguns exemplos de vinhos veganos. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a fabricação dessas marcas ou que saber sobre outras não citadas, consulte os sites.

Salton, Chandon, Vinícola Campestre, Cantina da Serra, Vinícola Aliança e Vinícola Garibaldi são alguns dos vinhos que utilizam substâncias de origem animal em sua fabricação.

Por que comprar um vinho vegano?

Para os veganos que gostam de bebidas alcoólicas, escolher um vinho que seja compatível com o veganismo é essencial, principalmente no final do ano.

O Natal e as comemorações de Ano Novo estão chegando, é hora de reunir a família e os amigos para comemorar. O costume no final do ano é brindar com vinho. Agora que você, pessoa vegana, já sabe sobre o processo de clarificação, fique atento às marcas dos vinhos servidos nas ceias em que você participará.

Também sugerimos que você leve a sua própria garrafa de vinho da sua marca vegana preferida. Muitos veganos já estão acostumados a levar marmitas com suas refeições para a casa de amigos e parentes não-veganos, então sugerimos que, além da comida, você leve o seu vinho.

Gostou do nosso conteúdo? Então, provavelmente, você também vai gostar de ler esse post onde nós fizemos uma lista de presentes de Natal para veganos. Confira!

Comentários

Comentário

Fechar